Sabe aquela frase popular de que “funcionário motivado produz mais”? Pois então, ela também propõe aos empreendedores um desafio (entre tanto outros): engajar sua equipe. Como bem sugere a frase do início desse texto, o desempenho da empresa também é reflexo do comprometimento de um funcionário envolvido naquilo que faz – desde crença na proposta da empresa a sentir-se valorizado pela mesma;
Como manter esse engajamento em alta? Não dá pra te dizer que essa está entre as tarefas mais fáceis. Mas vale a pena tentar e ajustar as sugestões às suas necessidades e possibilidades. Confira, então, o que a gente separou para você:
Ambiente – reunir-se para discutir, trocar ideias e buscar soluções não precisa ser muito formal. Um ambiente iluminado, arejado, mais descontraído – indicando também a possibilidade de relaxar – pode fazer com o que funcionário se sinta melhor. Aposte em salas com pufes, lousas, papéis, quadros e outros materiais para anotar, rabiscar, construir.
Invista no seu funcionário – ele é engrenagem fundamental para sua empresa, portanto desenhe um plano de carreira, repense a oferta de benefícios, incentive-o a realizar cursos – se for o caso, avalie custear parcial ou totalmente. Considere, também, identificar o que eles se interessam e tentar viabilizar isso.
Dia a dia – algumas práticas no dia a dia podem fazer toda a diferença. Por exemplo: reveja sua postura como líder e aproxime-se da sua equipe. Ouça-os e faça avaliações que mensurem e proponham soluções para os pontos que estão em falta.
Pequenos incentivos – não deixe de pôr em prática pequenas ideias que, de alguma forma, podem ser um detalhe a mais no contexto. Por exemplo, estimule a troca de material de inspiração para o crescimento da empresa, como casos de sucesso, pesquisas e livros. Monte uma pequena biblioteca na empresa ou promova encontros periódicos para discutir práticas do mercado que podem servir para sua empresa.
Comemore – a gente sempre fala de como é importante estar juntos, e em meio à comemoração, essa união se faz ainda mais necessária. Celebre metas atingidas e problemas solucionados, seja com um café da manhã, um happy hour, um almoço coletivo. Faça com que a equipe sinta-se integrada ao crescimento da sua empresa.
Você conhece alguma outra prática para estimular bem-estar e engajamento em empresas? Divida sua experiência com a gente!
Fonte: Comunidade Empresas Itau
Nenhum comentário:
Postar um comentário