De doenças crônicas à diminuição dos anos da expectativa de vida, grande número de pesquisas revela os malefícios causados pelo sedentarismo
Senta pra não cair. Ou melhor, levanta.
Um grande número de pesquisas comprova que sentar por longas horas faz mal à saúde - sim, exatamente o que pessoas que trabalham em escritório fazem todos os dias. Confira quais são os problemas que você pode desenvolver por passar muito tempo sentado:
1. Doenças crônicas
Uma pesquisa de fevereiro de 2013 com 63.048 homens de meia idade da Austrália, mostrou que aqueles que se sentavam por quatro horas ou mais, eram mais suscetíveis a desenvolver doenças crônicas, como pressão alta, doenças do coração e câncer. Aqueles que ficam sentados por pelo menos 6 horas eram ainda mais propensos a desenvolver diabetes.
2. Redução na expectativa de vida
Para se ter uma ideia, reduzindo o tempo sentado três horas por dia, a expectativa de vida pode aumentar em dois anos. Um estudo do ano passado publicado na "BMJ Open" revela que diminuindo o tempo no sofá diante da TV para menos de duas horas por dia, concede 1,4 ano a mais para as pessoas.
3. Doenças no rim
Outra Pesquisa revela que, quanto menor o tempo sentado, menor a chance de desenvolver doenças no rim, especialmente nas mulheres. Aquelas que conseguiram reduzir o tempo sentadas para apenas 3 horas por dia, o risco de doenças no rim diminuiu 30%.
4. Sáude mental frágil
De acordo com auto-avaliações feitas por mais de 3.500 pessoas e organizadas pela "Annals of Behavioral Medicine", a maioria delas associou o tempo em que permaneceram sentadas fora do trabalho a atividades negativas para o desenvolvimento da saúde mental.
5. Obesidade e síndrome metabólica
Obesos sentam-se 2 horas e meia a mais que os demais. Quanto menor o tempo sentado, menores também as chances de desenvolver a síndrome metabólica, combinação de fatores envolvendo colesterol, pressão e triglicérides.
6. Morte por câncer colateral
Segundo o "Journal of Clinical Oncology", estudo realizado com pessoas diagnosticadas com câncer indicou que aquelas que ficaram menos paradas, reduziram em 8% o risco de vida.
7. Morte
Estudo divulgado em março deste ano na "Archives of Internal Medicine" analisou mais de 200.000 australianos de meia-idade e mostrou que pessoas que sentavam mais de 11 horas por dia apresentaram mais de 40% de risco de morrer em três anos. Para aqueles que se exercitavam pelo menos por 5 horas na semana, o risco é bem menor.
Fonte: Revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário