Compartilhe

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Exercício e frio: Dicas para se manter seguro ao ar livre



Agasalhar-se bem, protegendo suas mãos e pés, e prestar atenção à previsão pode ajudar você a ficar seguro e aquecido enquanto se exercita ao ar livre em dias frios.

Infelizmente, o tempo frio pode desencorajar mesmo os "atletas" mais motivados. E se você não está tão motivado, é muito fácil arrumar seu equipamento de treino juntamente com suas roupas de tempo quente. Você não tem que deixar o tempo frio significar o fim de seu exercício. Com estas dicas para se exercitar durante o tempo frio, você pode ficar em forma, motivado e quente quando o tempo fica frio.

Fique seguro durante o exercício de tempo frio

Quase todos podem exercitar-se com segurança durante o tempo frio. Mas se você tem certas condições, tais como asma, problemas de coração ou doença de Raynaud, verifique com seu médico antes de exercitar-se no tempo frio. O seu médico pode analisar quaisquer precauções especiais que você precisa com base em sua condição ou medicamentos que você pode tomar. As dicas a seguir também pode ajudá-lo a manter-se seguro - e quente - enquanto trabalha fora no frio.

Vestir-se em camadas

Um dos maiores erros que você pode fazer durante o exercício em tempo frio é se vestir muito calorosamente. Exercício gera uma quantidade considerável de calor - o suficiente para fazer você se sentir como se fosse muito mais quente do que realmente é. No entanto, uma vez que o seu suor começa a secar, você pode ficar frio. A solução?

Vestir-se em camadas que possam ser removidas assim que você começa a suar e depois colocar de volta no quando necessário. Primeiro, coloque uma fina camada de material sintético, como o polipropileno, que mantém o suor longe do seu corpo. Evite algodão, que fica molhado ao lado de sua pele. Em seguida, adicione uma camada de lã ou lã para isolamento. Superar isso com uma camada exterior impermeável e respirável. A jaqueta pesada ou colete pode causar superaquecimento, se você está se exercitando duro. Se você é magra, você pode precisar de mais isolamento do que alguém que é mais pesado. Se está muito frio, considere usar uma máscara ou um lenço para aquecer o ar antes de entrar em seus pulmões.

Você pode precisar experimentar antes de encontrar uma combinação de roupa que funciona bem para você, baseado em sua intensidade do exercício. Tenha em mente, também, que uma mistura de caminhada com corrida pode torná-lo mais vulnerável ao frio, se você trabalhar repetidamente entre suar e ficar frio.

Proteja suas mãos, pés e orelhas

Quando está frio, o fluxo sanguíneo se concentra no núcleo do seu corpo, deixando suas mãos e pés vulneráveis a queimaduras. Tente usar um par de luvas finas com um par de luvas mais pesadas ou luvas forradas com lã. Vista as luvas antes de suas mãos se tornam frias e, em seguida, remova-as se suas mãos começarem a suar.

Considere a compra de calçados que permitam o uso de meias térmicas grossas ou um par extra de meias regulares. E não se esqueça de um chapéu ou bandana para proteger seus ouvidos, que também são vulneráveis a queimaduras.

Preste atenção às condições meteorológicas e vento frio

Exercício quando está frio e chovendo pode torná-lo mais vulnerável ao frio. Se você ficar encharcado, você pode não ser capaz de manter sua temperatura corporal alta o suficiente, e as camadas de roupa não vão ajudar se estiverem molhadas. Se está extremamente frio, você pode seguir com o seu exercício dentro de casa ou retardar por um um dia ou dois.

Vento frio extremo pode fazer do exercício ao ar livre um perigo, mesmo se você se agasalhar. O vento pode penetrar suas roupas e remover a camada isolante de ar quente que rodeia o seu corpo, e toda a pele exposta é vulnerável ao congelamento.

Se a temperatura cai muito ou o vento frio é extremo, considere fazer uma pausa ou escolher uma atividade interior ou tomar precauções extras se você optar por exercitar ao ar livre de qualquer maneira.

Escolha equipamento adequado

Se está escuro quando você se exercita fora, use roupa reflectora. Para se manter firme em seus pés, escolha calçado com tração suficiente para evitar quedas.

Lembre-se de protetor solar

É tão fácil ficar queimado no inverno como no verão. Use um protetor solar que bloqueia os raios UVA e UVB e tem um FPS de pelo menos 30. Use um batom que contém filtro solar.

Cabeça ao vento

Se possível, faça a segunda metade do seu treino com o vento em suas costas. Desta forma é menos provável voce perdar mas calor, especialmente se você já trabalhou até suar. Planeje sua rota antes de iniciar os exercicios.

Beba muito líquido

Você precisa ficar bem hidratado no exercício em tempo frio, assim como você faz no exercício em climas quentes. Beba água ou bebidas esportivas antes, durante e após o treino, mesmo se você não estiver com muita sede. Você pode se tornar tão desidratado no frio quanto no calor por causa da transpiração, respiração e aumento da produção de urina, mas pode ser mais difícil de perceber durante o tempo frio.

Conheça os sinais de queimaduras e hipotermia

Frostbite (congelamento) é mais comum na pele exposta, como seu rosto, nariz e orelhas, mas também pode ocorrer nas mãos e pés. Sinais de alerta incluem: dormência, ardor ou perda da sensibilidade. Se você suspeitar de congelamento, saia do frio imediatamente e lentamente aqueça a área afetada, sem esfregá-la, pois isso pode danificar a pele. Se a dormência continuar, procure atendimento de emergência.

Exercício em clima frio e chuvoso aumenta o risco de hipotermia. Sinais e sintomas de hipotermia incluem: tremor intenso, fala arrastada, perda de coordenação e fadiga. Procure a ajuda de emergência de imediato para uma possível hipotermia.

Juntando tudo para a segurança de tempo frio

Estas dicas podem ajudá-lo a se exercitar com segurança quando o tempo fica frio. Mas, como você se exercita durante o tempo frio, monitore continuamente como seu corpo se sente para ajudar a prevenir lesões de clima frio, como o congelamento. Considere encurtar o seu treino ao ar livre ou ignorá-lo durante extremos climáticos, e saber quando ir para casa e se aquecer. Além disso, lembre-se de deixar alguém avisado do seu percurso de exercício e seu tempo de retorno esperado, no caso de algo der errado.

fonte: Mayo Clinic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife