Compartilhe

terça-feira, 26 de maio de 2015

Exercícios aeróbicos – antes ou depois da musculação?


Quem pratica musculação e é frequentador assíduo de academia, vira e mexe se questiona sobre qual a melhor ordem para se praticar os exercícios aeróbicos, antes ou depois da musculação. Essa questão gera muitas dúvidas e divergências entre profissionais da área e até mesmo entre os estudiosos do assunto. Enquanto alguns acreditam que o ideal é praticar exercícios aeróbicos antes do treino, outros afirmam que os melhores resultados são percebidos ao praticá-los depois dos treinos.

Depois de diversas análises, a conclusão a que se chegou é que não existe uma ordem correta e outra incorreta para a prática dos aeróbicos. O que existe sim é uma variação que se relaciona diretamente ao objetivo pessoal de cada praticante.

Grande parte das pessoas procura uma academia para emagrecer, mas também existem aquelas que querem delinear melhor o corpo, conquistar qualidade de vida ou apenas cuidar da saúde e são esses objetivos que definem qual a melhor ordem para a prática dos exercícios aeróbicos.

Quando realizar o treino aeróbico antes da musculação?

Para pessoas que praticam exercícios para ajudar a controlar problemas cardíacos e de pressão, o ideal é iniciar os exercícios pelo treino aeróbico observando sempre a intensidade, para não forçar demais a resistência e nem passar dos limites. Só em seguida é que se deve começar as atividades de musculação.

O mesmo ocorre com quem pretende aumentar a resistência física e cardiopulmonar. Deve-se iniciar pelos exercícios aeróbicos moderados aumentando a sua intensidade, assim, não se limita a eficiência do treino aeróbico.

Quando realizar o treino aeróbico depois da musculação?

Se o objetivo for emagrecer, não importa a ordem em que os exercícios sejam praticados, já que a musculação também funciona como agente emagrecedor e o que importa é o gasto calórico total obtido na soma de ambas atividades.

No entanto, recomenda-se que se iniciem os exercícios pela musculação, já que essa atividade não interfere tanto no desempenho da atividade cardiovascular que será feita em seguida. Ao começar pelo aeróbico, a tendência é ficar cansado mais rapidamente, o que pode comprometer o rendimento nos aparelhos e nos exercícios com peso.

Da mesma maneira, quem pretende ganhar massa muscular, deve realizar o treino de musculação primeiro, por motivos semelhantes ao de quem quer emagrecer, ou seja, para estar com mais disposição para realizar corretamente os treinos com pesos, sem que o cansaço do treino aeróbico possa interferir na execução dos movimentos.

Cuide-se sempre

Em termos de saúde, seja qual for o seu objetivo, o ideal é que você extraia o que há de melhor em cada modalidade de exercícios. Ainda que seus objetivos priorizem a prática de musculação, os exercícios aeróbicos são fundamentais e vice-versa, pois cada um deles tem benefícios que podem ser complementados para garantir o melhor desempenho para você e melhorar o resultado de seus treinos.

De posse dessas informações, cabe a cada pessoa definir seus objetivos junto com um profissional capacitado e decidir a melhor ordem para a realização dos exercícios.

E lembre-se sempre que, antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, você deve fazer exames médicos para garantir que possa aproveitar ao máximo os benefícios da prática esportiva, sem comprometer a saúde.

Tenha um excelente treino!

Fonte: Dicas de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife