Quando se trata de cabelo saudável, não é apenas o que você aplica em seus cabelos que conta - é o que você coloca em seu corpo também.
"Assim como qualquer outra parte do seu corpo, as células e os processos que suportam o cabelo forte, vibrante dependem de uma dieta equilibrada", diz a nutricionista Lisa Drayer, de New York, autora do livro A Dieta de beleza.
Pode levar mais tempo para notar mudanças (boas ou más!) em seu cabelo do que em sua pele. Por exemplo,para a pele "apenas uma semana com uma dieta pobre pode resultar em acne ou pele seca, pálida dentro de dias", diz a dermatologista Cibele Fishman, mas com o cabelo, "pode demorar alguns meses para que os efeitos da deficiência nutricional apareçam".
Os nutrientes que você consome hoje ajudam a fortalecer o folículo piloso - a partir do qual cada fio nasce - e do couro cabeludo que o rodeia. "Folículos pilosos saudáveis = Cabelo saudável" diz Lisa Drayer.
Claro, não há mais para o seu cabelo do que o que você come. Fumar, desequilíbrios hormonais e não dormir o suficiente também podem afetar seu cabelo. Nenhum nutriente "mágico" pode compensar essas situações.
Ainda assim, você tem muito mais força do que você imagina. Se você mantiver uma dieta saudável e equilibrada, rica em proteínas, que se concentra nos alimentos abaixo, você estará dando o seu cabelo o tratamento que necessita e merece.
1. Salmão
Além de ser rico em proteínas e vitamina D (ambos são fundamentais para um cabelo forte) os ácidos graxos ômega-3 encontrados neste saborosos peixes de água fria são as verdadeiras estrelas. Seu corpo não pode fabricar esses ácidos graxos, que seu corpo precisa para crescer o cabelo. Cerca de 3% do fio de cabelo é feito desses ácidos graxos, Lisa Drayer diz. Ômega-3 também são encontrados nas membranas das células da pele do couro cabeludo, e os óleos naturais que mantêm o couro cabeludo e os cabelos hidratados. Outras opções: Se não gosta de salmão, você também pode obter ácidos graxos essenciais de peixes como o arenque, sardinha, truta e cavala, bem como abacate, sementes de abóbora e nozes.
2. Nozes
Estes são o único tipo de que tem uma quantidade significativa de ácidos ómega-3. Eles também são ricos em biotina e vitamina E, que ajuda a proteger as células dos danos ao DNA. Seu cabelo raramente fica muito tempo protegido do sol, diz LIsa Drayer. Muito pouco biotina pode levar à perda do cabelo. Nozes também tem cobre, um mineral que ajuda a manter a cor do cabelo natural rica e brilhante, diz Cibele Fishman. Outras opções : Tente usar óleo de noz em sua salada ou refogado em vez de óleo de canola ou de cártamo.
3. Ostras
Ostras são ricas em zinco, cuja ausência pode conduzir à perda de cabelo (mesmo nas suas pestanas), bem como um couro cabeludo escamoso e seco. Você pode obter algum zinco através de cereais fortificados e pães integrais, ostras, mas pode gabar-se um bom nível de proteína também. "Lembre-se, o cabelo é de cerca de 97% de proteína", diz Lisa Drayer. Sem proteína suficiente, seu corpo não pode substituir os cabelos que você naturalmente perde a cada dia e o que você nasce pode ser seco, quebradiço, ou fraco. Outras opções: obter zinco com nozes, carne e ovos.
4. Batata Doce
As batatas doces são uma grande fonte de beta caroteno, antioxidante, que o corpo transforma em vitamina A. "Basicamente, todas as células do corpo não podem funcionar sem o suficiente", diz Cibele Fishman. Ele também ajuda a proteger e produzir os óleos que sustentam o couro cabeludo, e com pouca vitamina A pode até mesmo deixá-lo com coceira e caspa. Outras opções: cenoura, melão, manga, abóbora, e damascos são boas fontes de beta-caroteno.
5. Ovos
Uma grande fonte de proteína, os ovos são carregados com quatro principais minerais: zinco, selénio, enxofre e ferro. O ferro é especialmente importante, porque ajuda a transportar oxigênio para as células dos folículos pilosos, e muito pouco de ferro (anemia) é uma das principais causas de perda de cabelo, especialmente nas mulheres, diz Lisa Drayer. Outras opções: Você também pode aumentar seus estoques de ferro com fontes animais, incluindo frango, peixe, carne de porco e carne de vaca.
6. Espinafre
O ferro, beta-caroteno, folato e vitamina C do espinafre ajudam a manter saudaveis os folículos pilosos no couro cabeludo e óleos de circulação. Outras opções: tentar em vegetais folhosos escuros, como brócolis, couve e acelga.
7. Lentilhas
Pequeno, mas poderoso, este legume é cheio de proteínas, ferro, zinco e biotina, diz Cibele Fishman, tornando-se um grande marco para vegetarianos, vegans, e comedores de carne. Outras opções: grãos, como a soja e feijão.
8. Iogurte grego
rico em proteínas, a vitamina B5 (ácido pantotênico - um ingrediente muitas vezes você vai ver nos rótulos dos produtos para o cabelo), e vitamina D, que ajuda na e saúde do folículo piloso, mas exatamente como isso funciona não é claro, diz Cibele Fishman. Outras opções: queijo cottage, queijo com baixo teor de gordura, e leite desnatado.
9. Mirtilos (blueberries)
Frutas exóticas podem ir e vir, mas quando se trata de vitamina C, "É difícil superar este super-herói de nutrientes", diz Lisa Drayer. Vitamina C é fundamental para a circulação do couro cabeludo e pequenos vasos sanguíneos que alimentam os folículos. Muito pouco de vitamina C em sua dieta pode levar à ruptura do cabelo.
10. Aves
Ricas em proteínas e zinco, ferro e vitaminas do complexo B ajudam a manter os fios fortes e abundantes. Porque "o cabelo é quase todo feito de proteínas", alimentos ricos em proteínas são os "blocos de construção do cabelo", diz Lisa Drayer. Outras opções: cortes magros de carne são outra boa fonte de proteína magra.
fonte: WEB MD
Nenhum comentário:
Postar um comentário