A Maca (Lepidium meyenii) é um tubérculo que só cresce nos Andes da América do Sul, em condições impossíveis: ventos fortes, baixas temperaturas e sol forte, solos muito pobres e pedras.
A maca é uma planta que produz pequenas flores acinzentadas, típicas da família da mostarda, a qual pertence.
A raiz (tubérculo) é a parte utilizada para consumo humano, tem um diâmetro de cerca de 8 cm e uma forma arredondada.
Foi usada há 2.000 anos pelo Incas, a partir do qual foi considerada divina e destinada à alimentação dos nobres e soldados dada a riqueza de vitaminas, proteínas, açúcares e sais minerais.
A planta maca é generalizada no Peru, Bolívia e Argentina.
A maca ainda está se espalhando por todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, onde é vendida para aumentar a fertilidade, como equilibrador hormonal, para regular disfunções sexuais ou distúrbios relacionados, impotência masculina e declínio da libido .
É muito útil no combate a problemas respiratórios, artrite reumática, e como um agente anti-envelhecimento e para aumentar a resistência muscular de atletas.
Ciente dos usos tradicionais de maca, uma empresa farmacêutica peruana, Laboratorios Hersil, em contato com o Universidad Peruana Cayetano Heredia promoveu estudos independentes com violuntários sobre os efeitos clinicos da Maca. Como resultado, houve melhora de humor, diminuição da ansiedade, diminuição do estresse, aumento da soro adrenal andrógenos, relatos de aumento do desejo sexual, relatos de aumento dos niveis de energia, maior contagem de espermatozóides e motilidade espermática.
Fonte: Meteoweb e Laboratorios Hersil
Nenhum comentário:
Postar um comentário