Hábitos saudáveis e qualidade de vida
Para ter uma boa qualidade de vida é fundamental buscar hábitos saudáveis, mudar comportamentos, repensar atitudes.
Principais hábitos saudáveis:
- envolver-se em atividades sociais prazerosas e construtivas
- valorizar a convivência social positiva
- participar de atividades ao ar livre e em contato com a natureza
- praticar atividades físicas regulares
- não ter vícios (álcool, cigarro e outras drogas)
- controlar e, na medida do possível, evitar o estresse
- estimular o cérebro com atividades intelectuais (leitura, teatro, etc);
- manter uma alimentação balanceada e nutritiva
Com relação a tecnologia, alguns hábitos que assimilamos afetam nossa saúde, mas você pode mudar isso, a partir do momento em que reconheça estar passando por algum dos exemplos abaixo. Faça isso, pois vai contribuir para uma vida mais saudável e de qualidade!.
Veja os exemplos...
Se o pensamento de estar desconectado faz você suar, você não está sozinho.
Você está com a visão turva
Seus olhos estão embaçados? Pode ser mais do que uma regressão natural. De acordo com um estudo de 2011, o esforço que fazemos para fixar os olhos na imagem da tela do celular tem um preço alto para nossos olhos. Aproximadamente 90%das pessoas que olham fixamente em dispositivos digitais por mais de duas horas por dia experimenta problemas oculares complexos, incluindo visão turva e olhos secos.
Você tem dor de cabeça constante
Além de causar cansaço visual, uso excessivo da tela do celular também pode resultar em dores de cabeça e fadiga. E isso não é o único efeito que nosso dispositivo digital tem em nosso cérebro. De acordo com um estudo, os smartphones podem causar "demência digital", o que cria problemas cognitivos e de perda de memória de curto prazo.
Você ouve vibrações fantasmas
Se você já sentiu seu celular vibrar e descobriu que não era ele, você não está sozinho. Na verdade, a sensação é comum e começou a ganhar a atenção da comunidade médica. Em um estudo de 2012, os pesquisadores descobriram que a "Síndrome da Vibração Fantasma" é um fenômeno experimentado por uma grande parte de jovens adultos, aproximadamente uma vez a cada duas semanas. O estudo também sugeriu que aqueles que foram incomodados por essas vibrações fantasmas apresentou sintomas de dependência de mensagens de texto.
"LOL" e "hashtag" fazem parte de seu vocabulário.
Teve um fim de semana excitande? #excitação... Se você realmente fala "hashtag","LOL","BRB" ou qualquer outra linguagem de internet, em uma conversa real, talvez seja hora de largar o telefone.
Sua mão mais se parece com isso
Enquanto o formato "garra" não é um diagnóstico médico, a posição de um smartphone pode causar cólicas e dor nas mãos e nos dedos. Se você achar que você precisa fazer alguns alongamentos após ficar algum tempo com o seu telefone, talvez seja hora de desligar.
Você está "Instagramizando" mais sua comida do que comendo.
Atualmente, existem mais de 5 milhões de fotos com a tag #food no Instagram. O tempo que você gasta compartilhando sua refeição com a rede social, em vez de dar atenção a quem está na sua frente, pode prejudicar seu relacionamento. Estudos realizados pela Universidade de Essex descobriram que se um telefone é visível durante uma conversa, as pessoas se sentem menos positivas em relação as pessoas com quem estão conversando.
Você esqueceu como manter contato visual
Contato visual "humano x humano" está diminuindo, e nossa tecnologia pode ser a culpada. De acordo com a empresa de análise de comunicações quantificada "Impressions", os adultos fazem contato visual entre 30 a 60 por cento do tempo durante uma conversa regular. Esse número pode parecer decente, mas, a fim de estabelecer uma conexão emocional, contato com os olhos deve ser feito durante 60 a 70 por cento da comunicação. Se você está sentindo a necessidade de olhar para o seu telefone durante uma interação com outra pessoa, é hora de abandonar o aparelho por um tempo.
Você tem má postura
Essa dor no ombro que você está sentindo pode ser por causada por seu hábito de smartphone. Quando digitamos em nossos dispositivos, nossos corpos se deslocam automaticamente para frente, fazendo pressão sobre pescoço e costas, de acordo com o cirurgião ortopédico Dr. Alton Barron. Nossos músculos acomodam-se a essa má posição, causando dor e problemas de postura.
Você perde a consciência de seu entorno.
Pesquisa mostra que é quase impossível para o cérebro humano ser multitarefa (mensagens de texto enquanto tenta fazer outra coisa). Se você tem o hábito frequente de ler mensagens de texto e dirigir ou andar, é hora de fazer uma pausa e se concentrar em uma coisa de cada vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário