O "Burpee" tem origem no "Teste de Burpee" (1), desenvolvido pelo fisiologista americano Royal H. Burpee e, entre seus principais benefícios, estão o fortalecimento dos grupos musculares e o aumento da resistência cardiovascular.
O Burpee é executado em sete passos:
01. inicia-se de pé;
02. agacha-se com os braços esticados à frente;
03. joga-se os pés juntos para trás, esticando as pernas;
04. executa-se uma flexão;
05. retorna-se os pés para a posição de agachamento;
06. fica-se de pé
07. pula-se com os braços esticados para cima.
O "burpee" é ótimo exercício com grau de dificuldade alto que trabalha:
01. multiplos exercicios e coordenação motora: são vários movimentos rápidos que exigem do corpo boa coordenação e controle corporal, trabalhando os músculos das pernas (agachamento e jogar as pernas para trás e salto vertical), peito, abdômen, lombar, braços (flexão) e da resistência cardiorrespiratória (salto vertical e conjunto dos movimentos);
02. redução de peso: auxilia na queima de gordura e pode ser utilizado como forma eficaz para eliminar o excesso de peso, pela alta intensidade exigida na execução do Burpee proporciona um trabalho intenso dos músculos do corpo inteiro, utilização de grande quantidade de energia e aumento da frequência cardíaca. A manutenção da frequência cardíaca numa intensidade entre moderada e alta é bastante favorável à perda de gordura e consequentemente de peso.
04. aumento da resistência: após um período de treino, em vez de ganhar força seu corpo passa a ganhar resistência;
05. otimo exercicio aeróbico: constitui um treino cardio completo por manter a taxa de coração a uma taxa máxima, aumento da resistência cardiovascular; ajuda a reduzir a fadiga muscular em longos eventos esportivos, melhora a resistência cardiovascular.
07. tonificação de músculos - trabalhar numerosos músculos e áreas do corpo (ex.: trapézios, costas, peitorais, deltóides, tríceps, isquiotibiais, glúteos, panturrilhas, quadríceps e os abdominais)
Sugestão de séries
- 30/30 - uma série de movimentos por 30s, um descanso por 30s, sendo para iniciante: 04 series com 08 repetições, para intermediario: 06 series com 10 repetições, para avançado: 08 series com 15 repetições.
- descendente: 05 repetições e pausa de 30s, 04 repetições e pausa de 30s, e assim por diante, até chegar a zero.. a partir da melhora na execução, aumente para 06 ou mais repetições de início.
(1) Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário