Compartilhe

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Alcachofra, a flor da saúde

A alcachofra (Cynara scolymus L.) é originária do Mediterrâneo, provavelmente no norte da África, e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes europeus. É utilizada como fitoterápico e possui um grande potencial terapêutico. Seu uso está associado a melhora no tratamento de dispepsia funcional e indigestão devido aos seus compostos bioativos: os ácidos cafeioilquinicos (incluindo cinarina e ácidos clorogênicos), flavonoides (incluindo luteolina e derivados) e outros compostos amargos.
Recentes estudos clínicos mostraram que o extrato de alcachofra possui atividade hipocolesterolêmica, que estaria relacionada à diminuição do colesterol, e antioxidante, melhorando biomarcadores inflamatórios que indicam proteção na oxidação de LDL (colesterol rum) o que poderia diminuir doenças do coração, como pressão alta, infartos e derrames.

NUTRIENTES DA ALCACHOFRA

Esta “flor” de comer possui significativas quantidades de vitamina A, vitamina C e micronutrientes, como o ferro, o cálcio e o fósforo. A alcachofra pode fazer parte de uma alimentação saudável, pois possui compostos benéficos ao fígado, além de ter baixo teor calórico. Devido à grande quantidade de vitamina C presente na hortaliça, ela é indicada no tratamento de anemias.

ALCACHOFRA EMAGRECE?

Estudos recentes mostram efeito promissores no uso da alcachofra para o tratamento e controle da obesidade, principalmente quando há alguma outra doença metabólica associada, como diabetes.
Na Itália, pesquisadores ofereceram a indivíduos com excesso de peso e com aumento da glicemia de jejum (descontrole no açúcar do sangue logo de manhã), 600 mg de alcachofra por dia. Após 8 semanas, foi observado controle da glicemia em quase 10%, redução do índice HOMA, que mede o grau de resistência à insulina (pré-diabetes) e da fração lipídica no sangue. Estes dados demonstram a eficácia do extrato na alcachofra no controle e prevenção de doenças do coração e diabetes.
A alcachofra também tem sido associada ao controle de apetite e melhora na glicemia em indivíduos com excesso de peso que consumiram suplementos de alcachofra em conjunto com outra planta, durante dois meses. Os pesquisadores observaram que, além da diminuição do apetite e controle da glicemia, o grupo que consumiu a alcachofra diminuiu o índice de massa corporal (IMC), dessa forma um resultado promissor e que associa o consumo da alcachofra com o emagrecimento saudável.

COMO CONSUMIR ALCACHOFRA

A alcachofra pode ser consumida in natura, porém, como ainda é um alimento que não faz parte do hábito alimentar brasileiro ainda, é de difícil aquisição. Dessa forma, uma boa alternativa seria o consumo do extrato de alcachofraconcentrado em cápsulas, pós e líquidos. Independentemente da forma de escolha, o importante é termos esse ótimo alimento em nossa alimentação diária.
Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife