A vitamina A, também conhecida como retinol, é responsável por diversas funções no organismo, como manter a saúde da visão, da pele e dos cabelos, fortalecer o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Por ser antioxidante, ela também é importante para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e de câncer. Uma alimentação diversificada é suficiente para atingir a dose diária recomenda de vitamina A.
ALIMENTOS COM VITAMINA A
Esse nutriente é encontrado tanto em alimentos de origem vegetal quanto animal. Confira os alimentos ricos em vitamina A:
Origem vegetal:
- Cenoura
- Batata-doce
- Manga
- Espinafre
- Couve
- Mamão
- Tomate
Origem animal:
- Bife de fígado
- Leite de vaca integral
- Óleo de peixe
- Manteiga
- Queijo minas
- Ovo
Além disso, a vitamina A também pode ser encontrada em suplementos de óleo de fígado de peixes, que podem ser indicados em casos de carência de vitamina A, de acordo com a orientação de um nutricionista ou médico, já que o excesso desse nutriente pode causar prejuízos à saúde, como dores de cabeça, cansaço, visão turva, sonolência, náuseas, perda de apetite, coceira, descamação da pele e queda de cabelo.
DEFICIÊNCIA DE VITAMINA A
Os sintomas da falta de vitamina A mais comuns são lesões na pele, infecções frequentes e cegueira noturna, que é a dificuldade de adaptar a visão em lugares com pouca luz. Normalmente, os prejuízos causados pela falta de vitamina A são reversíveis, devendo-se tomar suplementos de vitamina A para suprir a carência.
RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE VITAMINA A
- Bebês de 5 a 12 meses – 410 mcg/dia;
- Mulheres adultas – entre 610 e 710 mcg/dia;
- Homens adultos – entre 610 e 910 mcg/dia;
- Lactantes – entre 1210 e 1310 mcg/dia;
- Gestantes – 780 mcg/dia
Fonte: Natue
Nenhum comentário:
Postar um comentário