A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um alimento muito versátil. Dela é obtido o polvilho, utilizado no preparo da tapioca e do pão de queijo e muitos outros ingredientes. É considerada um alimento calórico: uma porção de 100g contém 150kcal, por isso, a mandioca engorda se consumida em excesso. Porém, se o seu consumo fizer parte de uma alimentação equilibrada, é provável que ela não promova aumento de peso, até porque oferece muitos benefícios para a saúde. Uma boa dica é optar por apenas um tipo de carboidrato por refeição, ou seja, se escolher a mandioca, evite o arroz, a batata e o macarrão, por exemplo. Lembre-se que moderação é a palavra-chave para qualquer alimento.
BENEFÍCIOS DA MANDIOCA
A mandioca é rica em carboidrato complexo, com baixo índice glicêmico e por esse motivo se torna uma boa alternativa de refeição pré-treino, já que fornece energia de forma gradual e por mais tempo. Além de ser livre de glúten, pode ajudar a aumentar os níveis de serotonina, neurotransmissor relacionado com a sensação de bem-estar. É rica em fibras, contribuindo para maior saciedade, e ainda tem vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio. Essa raiz ainda é fonte de vitamina A, nutriente fundamental para a manutenção dos tecidos e da visão.
COMO CONSUMIR MANDIOCA
Devido à sua versatilidade, ela pode ser preparada cozida, assada, em forma de purê e até mesmo como ingrediente principal de bolos. A farinha de mandioca é comumente utilizada como farofa e sua goma é base para preparar a famosa tapioca, que apesar de ser livre de gordura hidrogenada, sódio e glúten, é fonte de carboidratos simples, que geram pico de açúcar no sangue. Por isso, para tornar a tapioca mais saudável, é indicado adicionar fibras, como chia, aveia, linhaça, e optar por receios mais saudáveis, como frutas, queijo branco, ricota e ovos.
Fonte: Natue
Nenhum comentário:
Postar um comentário