Não é segredo para ninguém que os vegetais estão entre os melhores apoios para a dieta quando o objetivo da mesma é perder peso.
Eles são fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias essenciais que impulsionam o bom funcionamento do organismo para queimar gorduras e eliminar os resíduos que não são necessários.
O aipo é um tipo de vegetal que pode ajudar a emagrecer, pois tem poucas calorias, não possui gorduras, e a sua riqueza nutricional estimula várias tarefas do corpo para perder os quilos extras com mais facilidade.
Como sabemos que muitos ainda não conhecem as suas propriedades e benefícios para perder peso, hoje iremos compartilhar os detalhes mais relevantes sobre a sua composição, sobre por que ele é tão saudável, e como podemos prepará-lo.
Propriedades nutricionais do aipo
Uma das principais características do aipo é o fato de que cerca de 90% a 95% de sua composição é água, o que o converte em um dos vegetais com menor índice calórico, já que oferece apenas 16 calorias em cada porção de 100 gramas.
Por este motivo, ele também é um dos vegetais de mais fácil digestão, e um dos mais apropriados para hidratar o organismo e nutrir as nossas células.
O aipo conta com propriedades anti-inflamatórias que podem agir de forma positiva contra a inflamação abdominal e outros tipos de inflamações que afetam a saúde das articulações e dos músculos.
Além de tudo isso, ele também é rico em nutrientes essenciais como:
- Vitaminas A, B1, B2, B6, B9 e C.
- Minerais como o cálcio, potássio, magnésio e ferro
- Aminoácidos essenciais
Graças a sua riqueza nutricional e elevado teor de água, a sua ingestão se converteu em uma das melhores decisões para qualquer tipo de dieta.
Por isso, não é de se estranhar que atualmente este seja um dos vegetais mais procurados, tanto por quem quer perder gordura, quanto para quem quer usá-lo com fins medicinais.
Quais são os benefícios do aipo para perder peso?
Há várias razões pelas quais este vegetal é bom para quem quer emagrecer de uma forma saudável.
- Em primeiro lugar, é importante destacar a sua ação diurética e depurativa, atribuída ao seu teor de óleos essenciais como o limoneno, selineno e asparagina. Eles são encontrados principalmente no talo e nas sementes e, ainda que em menores quantidades, também estão presentes nas folhas.
- Devido ao alto teor de água e fibras, o aipo é classificado como um poderoso saciante que pode colocar um basta na ansiedade que nos leva a ingerir mais calorias do que seria necessário para o nosso organismo.
- A sua ação antibacteriana e antiviral é capaz de combater diferentes tipos de infecções gastrointestinais para melhorar a saúde digestiva.
- Devido ao seu potente efeito depurativo, o aipo é aconselhado para estimular a eliminação de todas as toxinas que vão se acumulando nos principais órgãos do corpo e que impedem o seu bom funcionamento.
- Ao estabilizar os líquidos do corpo, ele ajuda a melhorar o trânsito renal e a reduzir a inflamação causada pela retenção de líquidos.
- Ele está apto para pessoas que sofrem de níveis de colesterol e triglicérides altos, já que suas propriedades ajudam a regulá-los para reduzir o risco cardiovascular.
- Ele contribui para processo digestivo ao melhorar a absorção de nutrientes e prevenir problemas como os gases, a inflamação e outra série de sintomas que afetam este sistema.
- A sua ingestão frequente contribui para regular os processos metabólicos do corpo, dos quais depende grande parte da capacidade do organismo de se desfazer do excesso de gorduras.
- Somado a tudo isso, é importante mencionar também que, ao ingerir aipo, estaremos proporcionandoimportantes nutrientes para a pele, o cabelo e a visão.
Como preparar o chá de aipo para perder peso?
Este chá é uma bebida refrescante que pode ser ingerida fria ou quente para complementar as dietas voltadas para o emagrecimento.
A receita tradicional é preparada utilizando apenas água e aipo, mas neste caso iremos acrescentar um pouco de suco de limão para potencializar os efeitos desintoxicantes.
Ingredientes
- 3 talos de aipo
- 1 litro de água
- 1 limão
- 1/2 colher de gengibre em pó (opcional) (2,5g)
Preparo
- Lave os talos de aipo para assegurar de que estejam limpos e livres de agentes patogênicos.
- Coloque um litro de água para ferver e, quando chegar à ebulição, acrescente o aipo picado. Diminua o fogo e deixe-o ali durante cinco ou dez minutos adicionais.
- Se você quiser acrescentar o gengibre, faça isso um ou dois minutos antes de desligar o fogo.
- Quando estiver pronto, retire do fogo, deixe repousar durante 10 minutos e acrescente o suco de limão.
Como consumir
- Deve-se tomar uma xícara de chá em jejum, pela manhã.
- O líquido restante pode ser distribuído e ingerido durante várias vezes ao dia, seja antes das refeições principais ou entre as mesmas.
- O chá pode ser incorporado à dieta regular, mas o melhor é tomá-lo durante 15 dias seguidos, descansar outros 15 dias e começar novamente seguindo os mesmos conselhos.
Tenha em mente que não se trata de uma bebida milagrosa ou algo do gênero.O seu poder para ajudar a emagrecer dependerá muito do estilo de vida adotado por cada um para alcançar seu objetivo de perda de peso saudável.
Fonte: melhorcomsaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário