Compartilhe

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Vida Saudável: Você é o que - e quanto - você come!



Comer da forma correta é tão importante para a prevenção de doenças quanto fazer check-up, não fumar e fazer exercícios. A alimentação associada a um estilo de vida saudável pode prevenir até 35% dos casos de câncer.

A dieta preventiva é feita à base de frutas, verduras, legumes e grãos integrais, com baixa quantidade de gorduras: pessoas que seguiram as normas da pirâmide alimentar ajudaram a reduzir o próprio risco de doenças. Veja aqui dicas de alimentação saudável e saiba mais sobre a pirâmide.

Limpando e fortalecendo

• A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda a ingestão de 20 a 30 gramas de fibras por dia — o que equivale a oito maçãs. Além de dar uma força ao trabalho do intestino, varrendo para fora do corpo tudo o que está sobrando, o ingrediente é capaz de afastar tumores intestinais, prevenir a obesidade, abaixar os níveis de colesterol e minimizar os riscos de diabete.

•No processo de desintoxicação do organismo, reduza ou evite o uso de adoçantes como aspartame, frutose, açúcar, sucralose: prefira estévia, um adoçante natural, ou mel.




Pirâmide alimentar: o cardápio do equilíbrio

A pirâmide alimentar original foi criada em 1994, pelo USDA– abreviação para United States Department of Agriculture – o departamento de Agricultura norte-americano, considerado líder mundial em informação nutricional. Sua função é organizar os alimentos que precisam entrar nas suas refeições ao longo do dia.

A base da alimentação, ou seja, o que se deve comer em maior quantidade, está na parte mais larga da pirâmide. Ela é formada por pães, cereais em geral (trigo, arroz, cevada, aveia etc.) raízes e tubérculos em geral (mandioca, batata etc.) macarrão, farinhas, massas, bolos, biscoitos.

No andar de cima, estão frutas, legumes e verduras, que precisam estar presentes no cardápio todos os dias.

Os laticínios (leite, queijos, iogurte) dividem o terceiro andar com as Carnes (carne bovina e suína, aves, peixes, ovos, miúdos) e Proteínas vegetais em geral, como feijão, soja e lentilha.

No alto ficam as Gorduras e os Doces: da mesma forma que essa parte da pirâmide é mais estreita, isto é, menor, esse grupo também deve entrar no seu cardápio em quantidades bem pequenas. O motivo é que comer muito açúcar e gordura (manteiga, margarina, banha, gordura hidrogenada, óleos vegetais, azeite de oliva, de dendê) leva à obesidade e aumenta o risco de diabetes, abrindo as portas do corpo para diversas doenças.

Atenção: O açúcar e a gordura entram na preparação da maioria dos alimentos, em especial os que são industrializados – olhe no rótulo de um pacote de biscoitos e confira. Dessa forma, mesmo quando não estamos “contando” as porções de óleo ou de açúcar, eles entram na nossa dieta.


Quanto?

Agora você já conhece a pirâmide e viu como todos os alimentos estão divididos em grupos. O passo seguinte é descobrir quanto se deve comer por dia de cada um deles. Vamos lá?

Pães, cereais, raízes e tubérculos: 5 porções no mínimo e 9 no máximo.
Verduras e legumes: 4 porções no mínimo, 5 no máximo.
Frutas: 3 porções no mínimo, 5 no máximo.
Carnes (boi, porco, aves, peixes, miúdos) e ovos: 1 porção no mínimo, 2 no máximo.
Feijão, soja, ervilha, grão de bico, fava, amendoim: 1 porção.
Leites, queijos e iogurtes: 3 porções.
Óleos e gorduras(margarina, manteiga, maionese, óleo, azeite etc.) 1 porção no mínimo, 2 no máximo.
Açúcares e doces(doces, mel e açúcar): 1 porção no mínimo, 2 no máximo.

As porções definem a quantidade diária de alimento medido em unidade, xícaras, fatias, colheres ou gramas. De acordo com idade, sexo e atividade física, as porções que o corpo necessita ao longo do dia variam. Por isso a pirâmide traz as porções mínimas e máximas. 

Quem precisa emagrecer deve diminuir o número de porções, quem faz muita atividade física, por exemplo, precisa comer mais.

Sempre é bom procurar orientação com um profissional de nutrição antes de adotar qualquer mudança na alimentação: ao orientar o que é melhor para seu caso, ele vai avaliar suas necessidades e fazer as alterações e adaptações apropriadas.

Com relação ao leite, estão fixadas três porções para atender às recomendações mínimas de cálcio – vale para todos.

Nas frutas, uma porção equivale a uma unidade pequena – se a unidade for grande, como uma manga, considere como sendo duas porções. Melão, melancia, mamão: cada unidade é uma fatia média. Morangos, amoras, acerolas: cada unidade é uma xícara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife