Compartilhe

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Erros comuns na alimentação, sabendo quais são fica mais facil evitá-los!




1. Não tomar café da manhã

Ignorado ou desprezado, não há refeição mais maltratada do que o café da manhã. A pressa em sair da cama, arrumar-se para o trabalho e chegar logo aos compromissos faz com que muitos menosprezem aquela que deveria ser a principal refeição do dia.

Conforme os nutricionistas, o café da manhã é uma etapa da alimentação essencial à saúde. Controla o peso e favorece o equilíbrio entre as atividades feitas e alimentos consumidos durante o dia.

Um artigo publicado em 2003, no Journal of The American Dietetic Association, apontou que os nutrientes não consumidos nas primeiras horas do dia não serão compensados em refeições seguintes. A conclusão é simples: aqueles que tomam café da manhã têm melhor aporte nutricional diário.

Outros estudos relacionam o hábito do desjejum à manutenção da memória e facilidade na resolução de problemas. Pesquisas também apontam que o café da manhã é fundamental para reiniciar o estímulo do funcionamento intestinal, prevenindo a obstipação e outras doenças do sistema digestivo.

2. Pular as refeições

Hábito de quem diz não ter tempo para comer ou de quem quer emagrecer depressa, pular as refeições é um crime contra a saúde. A prática faz com que o corpo chegue mais faminto à próxima refeição. Além disso, pode provocar um aumento na resposta de insulina, o que acarretaria acúmulo de gordura.

O fracionamento da alimentação ao longo do dia, com a inclusão do café da manhã e lanches, evita os ataques de gula e contribui ainda para o balanço energético do dia, ou seja, ajuda a equilibrar melhor o que é consumido e gasto.

Nutricionistas sempre lembram que o ideal é comer de três em três horas. Fracione as refeições com a inclusão de alimentos saudáveis, como cereais integrais, iogurtes desnatados e frutas.

3. Exagerar no sal e no açúcar

Tudo que é consumido em excesso põe a saúde em risco. Quando o exagero ocorre por conta da ingestão de doces e sal, os prejuízos são ainda maiores.

O cloreto de sódio, conhecido popularmente como sal, aumenta a pressão sanguínea e pode facilitar a retenção hídrica, o que provoca inchaço. Dados da Organização Mundial da Saúde indicam que os brasileiros consomem 9,6 gramas de sal por dia, quase o dobro das 5 gramas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde assinou um acordo com a indústria alimentar, em dezembro de 2011, que visa reduzir a quantidade de sódio em diversos alimentos, incluindo no pão francês, integrante do café da manhã e da noite de muitos brasileiros.

Já o consumo exagerado de açúcar está associado à obesidade e ao aparecimento de doenças cardíacas, diabetes e a alguns tipos de câncer. Para diminuir a ingestão diária de doces, substitua-o aos poucos por gelatinas lights ou por frutas adocicadas, como manga, mamão e melancia.

4. Comer carne vermelha todos os dias

Substituir a ingestão diária de carne vermelha por leguminosas (soja, feijões e lentilha), cereal (arroz selvagem, aveia e milho) e pelas sementes oleaginosas (castanha, noz e amendoim) pode ser o caminho para uma alimentação mais saudável e uma vida duradoura.

Uma pesquisa de março de 2012, feita por pesquisadores da Universidade de Harvard, em Massachussets, nos EUA, dá evidências que comer carne vermelha todos os dias aumenta o risco de morte prematura em 13%. Se a ingestão diária for de carne processada, presente na salsicha, linguiça e nos embutidos, o risco pula para 20%.

Para ter hábitos saudáveis, não é preciso riscar a carne e seus derivados do cardápio. Basta consumi-los com moderação, de duas a três vezes por semana.

5. Beliscar enquanto cozinha

O hábito de pegar mais do que uma provinha enquanto cozinha é um perigo para a dieta. Além de comer desnecessariamente e na hora errada, quando a refeição chegar, você terá bem menos apetite e não aproveitará todos os nutrientes de alimentação equilibrada.

Para evitar beliscar, faça um lanche entre as refeições principais: iogurte ou outro derivado de leite (magro) pode ser uma boa opção. Ao provar o tempero da comida, pegue-a em porções mínimas, como por exemplo, em colheres de chá. Evite excessos: programe a quantidade de alimento a ser preparado.

6. Montar pratos monocromáticos e não optar pela variedade de nutrientes

Sua avó estava certa quando dizia que o prato deve ser colorido. Optar por alimentos de cores diversas representa ingerir diferentes nutrientes, que ajudarão seu corpo a funcionar melhor em variados aspectos.

A cor de cada alimento simboliza a predominância de certos nutrientes na composição. Por exemplo, alimentos de cor laranja são ricos em vitaminas A e C, que ajudam a diminuir a retenção hídrica e os processos inflamatórios. A vitamina C também é aliada da juventude: atua como antioxidante e auxilia na síntese do colágeno da pele.

7. Tomar pouca água

Hidratante natural, a água é essencial para o bom funcionamento do organismo, além de ser responsável pela boa aparência da pele e dos cabelos. Presente em 70% do corpo humano, a água constitui 85% do tecido muscular e 33% do ósseo.

Além disso, ela melhora o processo digestivo porque ajuda a formar o suco gástrico e a saliva; facilita a absorção de nutrientes ao conferir quantidade ideal de sangue para transportá-los; controla a temperatura corporal e diminui o risco de infecções.

A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, mas a média recomendada é a ingestão de dois litros por dia. O valor pode ser distribuído em alimentos, sucos e chás. Vale lembrar que bebidas isotônicas não substituem a água.

Fonte: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabolica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife