Compartilhe

terça-feira, 13 de outubro de 2015

A estagnação do desempenho na corrida


A evolução dentro dos treinos, para muitos corredores depois de alguns anos ou até meses correndo, é pouca ou praticamente zero. Quem entra para o mundo da corrida, sem exceção, quer sempre melhorar a performance, porém esbarra em fases de estagnação. Se o tempo nas provas não baixa após incansáveis dias de treino ficamos decepcionados e temos uma série de questionamentos sobre se o que faz está certo. Antes de mergulhar em desânimo completo e radicalizar é importante refletir sobre alguns pontos.

O princípio da “treinabilidade” diz: “quanto menos treinado for, mais treinável é. Quanto mais treinado for, menos treinável é”. Ou seja, o sedentário pode melhorar a condição física e atingir novos patamares com mais facilidade que um corredor que treina há meses ou anos. Para certificar-se que o princípio é válido, relembre e visualize o processo de treinamento pelo qual passou, desde o início até hoje.

Não podemos em hipótese alguma descartar o potencial genético de cada corredor. O ser humano tem um corpo com determinadas características genéticas, que podem ou não aceitar passivamente os genes recebidos. São herdadas pelos filhos parcelas do tipo físico dos pais e essa contribuição genética tem grande impacto no peso, altura, percentual de gordura e até no padrão de fibras musculares lentas ou rápidas.

Há também fatores comportamentais que interagem com a constituição genética. Observe o quê e o quanto comeu e a quantidade de exercícios realizados ou não desde o nascimento até hoje. Isso significa que alguns corredores fazem dez quilômetros com certa facilidade treinando duas ou três vezes por semana, enquanto outros treinam quase todos os dias e não melhoram da mesma maneira. Tenha certeza de que há relação direta com o limite genético.

É possível determinar o potencial genético do indivíduo como em testes através das digitais da mão e outras informações antropométricas sem questionar a avaliação. Outra forma que, na minha opinião é exagero, seria por meio de biopsia muscular. Nesse procedimento, são avaliadas as quantidades de fibras rápidas e lentas que os músculos possuem.

Outro ponto fundamental da reflexão está intimamente ligado à teoria do treinamento. Há três variáveis: volume (quanto treina por semana em quilometragem), intensidade (determina ritmos e distribuição na programação) e frequência dos treinos (quantas vezes treina por semana). Esse treinamento necessita um treinador e outros profissionais que irão otimizá-lo, gerando um estímulo ideal para se aproximar ao máximo do potencial genético.

Por fim, um conselho: tenha como meta buscar a condição ideal na prática da corrida. Porém não encare o ideal como o perfeito. O “seja perfeito” para os psicólogos é uma ordem interna que nos deixa neuróticos, fazendo com que nos tornemos reféns de cobranças e resultados. Essa atitude limita o prazer.

Procure sempre o melhor ou estar próximo dele. Muitas vezes, a condição ideal que temos está distante da que projetamos, mas é o melhor naquele momento. Lute para melhorar sempre, mas quando isto não acontecer não encare como o fim do mundo. Enxergue os pontos positivos que a corrida agregou até hoje e com certeza, irá visualizar a sua grande evolução na corrida.

Fonte: Aulus Sellmer – da Webrun


----------------------------------------------------------------------------

Conheça a linha Herbalife 24 Hours: linha de nutrição desportiva para apoio 24 horas por dia!

Formulada de acordo com os mais recentes estudos científicos, Herbalife24 é uma linha concebida para todos - quer faça jogging moderado, seja um fanático do ginásio ou um atleta de elite - a Herbalife24 tem todos os produtos de que necessita para o ajudar na sua preparação, treino e recuperação. A linha de 5 produtos pode ser personalizada consoante o seu nível de atividade e necessidades de treino.

HYDRATE: Uma bebida hipotónica, sem calorias, para uma rápida reposição de fluidos. Para tomar a qualquer hora do dia, independentemente do seu nível de actividade – de manhã, durante o treino ou até mesmo à noite para manter a hidratação. Hidratação em qualquer altura, para qualquer pessoa. 100% da DDR de vitamina C – antioxidante. Contém electrólitos, sódio, cálcio e magnésio para a rápida reposição dos fluidos corporais. Baixo em calorias e sem açúcar. Fonte de vitaminas do Complexo B, que apoiam a produção de energia, incluindo a B1 e B12.




PROLONG: Durante a prática de exercício físico intenso ou prolongado, Prolong fornece uma mistura de hidratos de carbono provenientes de duas fontes distintas para obter energia constante, ao mesmo tempo que a proteína de soro de leite auxilia a recuperação e a síntese muscular. Tudo isto com um sabor suave. Mantém o desempenho, com hidratos de carbono provenientes de duas fontes distintas, proteínas e sódio* Com proteínas para apoiar a síntese e a recuperação musculares. Vitaminas do Complexo B, incluindo as vitaminas B1 e B12, para apoiar o metabolismo de energia. 100% da DDR de vitamina C para ajudar a combater os radicais livres. Fórmula isotónica para uma reposição eficiente de hidratos de carbono e de fluidos.


REBUILD ENDURANCE: Rebuild Endurance foi concebido para acelerar a recuperação. Contém uma mistura exclusiva de hidratos de carbono e proteína, para auxiliar a reposição de glicogénio nos músculos e a reparação muscular, durante o período crítico após a prática de exercício físico. Rico em proteína, proveniente do concentrado de proteína do leite e proteína de soro de leite. A L-Glutamina apoia o sistema imunitário, sujeito a stress durante a prática de exercício físico. Inclui L-Carnitina, o aminoácido que auxilia o metabolismo e a reparação muscular após a prática 




REBUILD STRENGTH: Reforça e Prolonga o Desenvolvimento de Massa Muscular e a sua Recuperação. Rico em proteína e com hidratos de carbono, numa mistura exclusiva para fornecer aminoácidos aos músculos desgastados após a prática de exercício anaeróbico. Inclui 25g por dose de proteína de soro de leite, de elevada qualidade, e ainda L-Glutamina e aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Ferro para melhorar a produção de glóbulos vermelhos e o fornecimento de oxigénio aos tecidos. Com BCAA para apoiar a síntese e recuperação muscular após a prática de exercício físico, para uma rápida recuperação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife