Compartilhe

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Novembro Azul: exercícios ajudam na prevenção do câncer de próstata


Depois do Outubro Rosa, agora é a vez de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, com a campanha Novembro Azul. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, essa doença é mais incidente que o câncer de mama. Além disso, uma pesquisa realizada pela associação em 2013 revelou que 47% dos homens entrevistados nunca fizeram o exame de toque retal, que é essencial para identificar o problema.

Segundo o urologista Luiz Takano, a obesidade e o tabagismo atuam como fatores de risco. O problema é que esse câncer em fase inicial não apresenta nenhum sintoma, por isso que todo homem a partir dos 50 anos deve consultar o médico. Se houver história familiar da doença, as consultas devem começar aos 45 anos. “Para a detecção precoce do câncer realizamos o exame digital retal da próstata, também conhecido como exame de toque, e o exame de sangue para dosagem do PSA (antígeno prostático específico)”, explica.

Para Luiz, os homens que apresentam testosterona elevada possuem maior risco de desenvolver o câncer de próstata. “Estudos sugerem que indivíduos que praticam atividade física intensa apresentam níveis mais baixos desse hormônio, embora ainda dentro da faixa normal, o que poderia explicar a menor incidência desse tumor em atletas”, diz.

Já Tiago Martinelli, fisioterapeuta e educador físico da Oncocamp, afirma que a prática de exercícios físicos tem papel fundamental na prevenção de futuras complicações que podem acometer os pacientes, como doenças cardiovasculares e diabetes. “Há também diminuição da fadiga, melhora na realização das funções do dia a dia, e consequentemente na qualidade de vida”, fala.

Então, para prevenir esse tipo de câncer é importante que a pessoa tenha hábitos saudáveis e uma vida mais ativa. “O estilo de vida moderno com dieta rica em carnes vermelhas, gordura animal e embutidos e o sedentarismo, pode levar ao acúmulo de gordura corporal. Este excesso de gordura pode estar diretamente relacionado com o desenvolvimento do câncer de próstata”, diz o educador físico.

Para quem é sedentário e está acima do peso, a sugestão é realizar as seguintes atividades: caminhada, corrida, natação, bike, tênis, futebol e musculação. De acordo com a Sociedade Americana de Câncer, o recomendado é 150 minutos por semana de exercícios de baixa a moderada intensidade ou 75 minutos por semana de exercícios de alta intensidade.

Mas antes de se exercitar, a pessoa precisa da liberação médica. Depois disso, a atividade física precisa ser acompanhada por um profissional capacitado. Tiago explica que o exercício de musculação de alta intensidade e curta duração é o mais indicado para pacientes que acabaram de descobrir a doença ou que foram diagnosticados há mais tempo. “Ele traz melhores resultados na reversão dos efeitos colaterais ao tratamento de quimioterapia e principalmente hormonal. Além disso, por ser realizado em menor tempo (de 20 a 30 minutos), a adesão por tempo prolongado costuma ser maior”, finaliza o educador físico.

Fonte: Webrun

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife