Compartilhe

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Bote para quebrar!


Eles foram aprovados e com louvor: antes considerados vilões por seu alto teor de gordura, os frutos e as sementes oleaginosos agora estão sempre nas listas de alimentos saudáveis. Castanhas, nozes, avelãs e amêndoas têm como trunfo a grande quantidade de antioxidantes.

Também possuem gorduras insaturadas, proteínas e alguns minerais. Uma pequena porção de castanhas ao dia ajuda a diminuir o chamado colesterol ruim e a reduzir o risco de doenças cardíacas. Sim, elas são calóricas, mas se forem consumidas com moderação, e aliadas a uma dieta saudável, auxiliam na perda de peso, pois mantêm estáveis os níveis de açúcar no sangue e ativam o metabolismo. E ainda são ótimas para conferir textura e sabor às receitas. Escolha sua preferida e, de quebra, aprenda a fazer alguns pratos perfeitos para as festas de final de ano, que já estão chegando:

Noz-pecã
Nativa da América do Norte, é a oleaginosa mais importante dos Estados Unidos. Lembra a noz comum, embora seja mais oleosa e de sabor mais suave. É muito usada em tortas, no recheio do peru de Ação de Graças e na manteiga de pecã.

Amêndoa
De origem asiática, foi explorada pelos árabes em diversos pratos. Podem ser doces ou amargas. As primeiras entram em sobremesas e pratos salgados. Já as amargas são usadas para fazer óleo e licores.

Pistache
Largamente cultivado no Mediterrâneo, de coloração verde, levemente adocicado, é usado em doces (como o folhado turco baklava), aromatiza embutidos e empresta sua cor e sabor a sorvetes.

Noz
Por causa de seu formato que lembra um cérebro, as nozes eram consideradas pelos antigos gregos e romanos um remédio para dor de cabeça. Na França, há nozes com denominação de origem (noix de Grenoble), o que garante sua qualidade. Enriquece receitas de doces, saladas, carnes e massas.

Castanha-do-pará
Também chamada de castanha-do-brasil, é típica do norte do país. Pode ser consumida fresca, mas não dura muito tempo dessa forma. Por isso, é mais fácil encontrá-la na versão seca. O leite de castanha-do-pará é uma boa alternativa para quem tem intolerância à lactose.

Macadâmia
Fruto de uma árvore australiana, a macadâmia começou a ser cultivada no século 19 no Havaí. Hoje, 90% de sua produção vem do arquipélago americano. Dá sabor a bolos, biscoitos e sorvetes. Na Ásia, entra também em curries e cozidos.

Avelã
Várias espécies compõem o gênero Corylus, a que comumente chamamos avelãs. Cultivada em vários países da Europa e nos Estados Unidos, a avelã tem como seu maior produtor a Turquia. Entra no preparo de tortas, cremes e doces com chocolate. Na Itália, é ingrediente principal de alguns tipos de torrone.

Fonte: Cristiana Couto para Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife