Compartilhe

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Excesso de exercício físico, recuperação orgânica e frequência


Normalmente as pessoas são estimuladas à prática de exercícios físicos, com o objetivo de obter benefícios relacionados à saúde, estética,bem estar, etc. É sempre recomendável a orientação de um profissional de Educação Física, que detém o conhecimento técnico e científico em relação ao volume, intensidade, frequência e principalmente períodos de recuperação orgânica.

O exercício se baseia em alguns princípios. O primeiro é a estimulação. Trata-se da ação propriamente dita, fase em que o organismo deixa o estado de repouso e altera diversas funções orgânicas para a manutenção da atividade, que por consequência causa fadiga.

A segunda etapa é a recuperação orgânica, período em que o organismo recupera-se do desgaste da atividade.

A terceira etapa trata-se da supercompensação, momento em que as condições do organismo estão melhores do que antes da atividade. É o período em que se observa uma condição física superior em relação ao estado anterior.

A quarta etapa é o momento de realizar novamente os exercícios. Caso não ocorra nova estimulação, ocorre um processo de involução. Desta forma os ganhos na supercompensação passam a se perder.

O primeiro ponto de atenção é a recuperação. É comum observar praticantes de exercícios não respeitarem essa fase, orientados erroneamente que ‘quanto mais treinar melhor‘. Essa atitude pode causar a síndrome do supertreinamento (overtraining). Os principais sintomas são: lesões musculares, perda de apetite, irritabilidade, queda de rendimento, insônia, agressividade e queda do sistema imunológico, que vem acompanhando de doenças oportunistas como resfriados.

O segundo ponto é a freqüência. O exercício não é eficiente caso seja praticado entre períodos longos. É necessário estabelecer uma rotina semanal que respeite o estímulo, recuperação e novo estímulo. A literatura recomenda que os exercícios sejam realizados pelo menos 3 vezes por semana. Nesse caso lembre-se de verificar se a escola de seu filho proporciona pelo menos o mínimo recomendado de aulas de Educação Física.

Posso me exercitar todos os dias? Claro, contanto que a carga de treinamento não seja tão alta que o organismo não possa se recuperar de um dia pro outro.
Com a prática de exercícios físicos, sua condição física vai melhorando, assim como sua saúde e bem estar, e os períodos de recuperação são mais curtos.

Tenho um amigo que é atleta de alto rendimento, treina muito todos os dias, isso é correto?Quanto se trata de atletas de alto rendimento, a ciência do treinamento desportivo estabelece outras estratégias baseadas na periodização, o que não se aplica para praticantes de exercício que buscam a saúde. É muito importante entender bem esse conceito antes de fazer comparações.

Fonte: Paraná Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife