Muitos se sentem presos, infelizes e sem perspectiva em seu trabalho atual...
Um artigo da Harvard Business Review pode ajudar quem está com problemas para curtir as horas no serviço - mas que precisa do trampo mesmo assim. Não queremos generalizar, já que existem pessoas com situações realmente espinhosas no trabalho. Mas boa parte dos problemas é contornável. Confira algumas coisas que possivelmente você não está fazendo e que podem te ajudar a sair do ciclo vicioso que é não gostar do trabalho:
Celebre suas conquistas
Pode parecer óbvio dizer que você deve celebrar a conclusão de metas, mas uma dica mais prática é não fazer apenas uma lista de coisas a resolver, mas uma lista de coisas que você já resolveu. No fim do dia, você verá seu progresso quantificado - e isso irá te ajudar a perceber que você não passou o dia todo a toa, além de te ajudar a identificar coisas que você faz bem.
Não se isole e procure amigos empolgados
Nossas relações pessoais na firma tem um efeito extremamente importante na forma com que encaramos o trabalho. Mas quando estamos chateados com o emprego, fica fácil se isolar dos colegas. O artigo mostra que a paixão por uma causa em ambientes profissionais é contagiosa. Em outras palavras, é mais fácil curtir o trabalho quando você está perto de pessoas empolgadas. Está difícil encontrar gente animada ao seu redor? Vá a eventos do trabalho ou se ofereça para ajudar recém-chegados que, normalmente, tem uma energia extra. Além de conhecer novas pessoas, seu trabalho ganha uma nova função e significado.
Descubra no que você é bom
Provavelmente o que você faz bem é o que te deixa feliz. Dê uma olhada nos seus emails e veja que tipo de habilidade é necessária para resolver o que as pessoas estão pedindo - normalmente se os pedidos chegam até você é porque você é considerado capaz no necessário para a resolução. Pense sobre as suas habilidades e busque novos desafios relacionados a elas, proponha novos projetos.
fonte: Harvard Business Review via Revista Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário