Compartilhe

sexta-feira, 10 de julho de 2015

CONTROLE DA OBESIDADE NO PRE-NATAL


O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno

No Brasil, mais da metade da população está acima do peso. A obesidade é uma epidemia mundial que se dissemina rapidamente.

Os estudos mostram que a prevenção à obesidade deve começar cedo. Mulheres obesas, ao engravidar, tendem a ganhar mais peso, a ter dificuldade de emagrecer depois do parto e a engordar em gestações futuras.

O feto também sofre as consequências do excesso de peso materno. Entre elas:

1) Ganho excessivo de peso na gravidez aumenta o risco de diabetes gestacional, que afeta o crescimento, o metabolismo e a adiposidade fetal.

2) Se o bebê for do sexo feminino, ao crescer com tendência à obesidade, repetirá o ciclo ao engravidar.

3) O período pré-natal e o primeiro ano depois de dar à luz são cruciais para reduzir a obesidade entre as mulheres e preveni-la nas crianças. Em animais, perturbações dietéticas, hormonais e mecânicas nessas fases induzem distúrbios irreversíveis na adiposidade e no metabolismo da vida adulta.

4) Estudos epidemiológicos identificaram os seguintes fatores pré-natais associados ao risco de obesidade na infância e na vida adulta: mães que fumaram durante a gravidez, depressão antes do parto, diabetes gestacional, estresse psicológico (como reflexo da exposição fetal aos glucocorticoides) e até alterações do DNA do cordão umbilical.

5) Ganho rápido de peso nos primeiros três a seis meses de vida aumenta o risco de obesidade e de doença cardiovascular na vida adulta. A lactação não explica inteiramente essas alterações, já que os bebês amamentados no peito materno tendem a ganhar mais peso do que os demais.

6) Bebês alimentados com leite em pó, que começam a comer sólidos antes dos quatro meses, apresentam risco seis vezes mais alto de se tornarem obesos aos três anos de idade. A idade ideal para a introdução de sólidos parece estar entre os quatro e os seis meses.

7) Nosso corpo contém dez vezes mais bactérias do que células. O intestino do feto é estéril, mas, ao nascer, é colonizado na passagem pelo canal de parto. Crianças nascidas de cesariana correm risco mais alto de se tornarem obesas.

8) Está bem documentado que dois fatores pré-natais (ganho de peso materno e fumo durante a gravidez) e dois pós-natais (período mais curto de amamentação e menos horas de sono) estão associados à obesidade infantil. Um estudo com crianças em idade escolar mostrou que filhos de mães que não fumaram nem ganharam peso excessivo durante a gravidez, amamentados no peito por pelo menos 12 meses, período no qual dormiam por 12 ou mais horas por dia, apresentavam 6% de prevalência de obesidade, contra 29% nas crianças em que os quatro fatores estavam na condição oposta.

9) Fatores raciais e socioeconômicos alteram o risco de obesidade na criança. Nos filhos de negros e brancos mais pobres, o risco é mais alto. A prevenção da obesidade deve começar no período pré-natal e nos primeiros meses de vida, muito mais cedo do que imaginávamos.

Fonte: Dr Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife