Compartilhe

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Saiba como combater as olheiras


Você já se olhou no espelho do banheiro antes de dormir e levou um susto ao perceber manchas escuras embaixo dos olhos? Elas aparecem em mulheres – e homens também – pelos mais diversos motivos.
Além de ser característica genética, recorrente em orientais e árabes, também deve-se levar em consideração estresse, fadiga, desidratação, má circulação do sangue, problemas de rinite e sinusite, cigarro, álcool, vida noturna agitada e a espessura da pele nesta região, naturalmente fina.
“Alimentos com alto índice glicêmico também podem influenciar, já que favorecem a glicação [processo que pode acarretar envelhecimento e complicações vasculares]. Dieta balanceada é essencial, inclusive existem nutricionistas que trabalham com foco em saúde da pele”, explica a dermatologista Isabel Martinez. E é normal que, ao envelhecer, a pálpebra afine ainda mais, evidenciando os vasos.
De acordo com pesquisa realizada pela Clinique com cerca de 600 mulheres de diferentes etnias, para entender por que as olheiras as afetam e como elas lidam com isso, descobriu-se que as manchas ao redor dos olhos estão no topo da lista de preocupações estéticas da ala feminina.
“Os resultados revelaram que, apesar de elas se incomodarem, são muito céticas em relação a testes de novos cremes para essa área e, então, preferem camuflar com corretivo”, conta Ana Lia Pereira, porta-voz em skincare da marca.
E agora?
Infelizmente não existe um tratamento milagroso para livrar o rosto das olheiras, mas alguns procedimentos podem ajudar. Primeiro, é recomendado consultar um médico especialista para que ele possa analisar o caso e prescrever produtos tópicos que tenham cafeína, vitaminas K ou C, retinol e algum despigmentante. Tudo com muito cuidado por se tratar de uma área delicada.
“O melhor, no entanto, é o preenchimento com ácido hialurônico, que aumenta a densidade e traz mais água para a região, hidratando-a e melhorando bastante a coloração, além de estimular fibras de colágeno. A aplicação pode ser repetida a cada 8 ou 12 meses”, explica a dermatologista Helua Mussa Gazi, diretora da Clínica Belle Santé, que também indica drenagem facial e a luz intensa pulsada com o equipamento M22, que atua contra a hemossiderina, justamente o pigmento provocador das olheiras.
Sabe aquela cena clássica do ritual de beleza com os pepinos nos olhos? Na verdade, não existe nenhuma comprovação científica de que o vegetal pode melhorar a aparência da pele. O que acontece é que o gelado contrai os vasos sanguíneos, deixando-os menos aparentes e amenizando o tom arroxeado.
“Uma dica é deixar a água termal dentro da geladeira e aplicá-la ao acordar com discos de algodão”, revela Helua. Se nada disso funcionar, vale a pena fazer uma visita ao otorrino para verificar se o tom escuro é fruto de distúrbios respiratórios.
Remover a maquiagem antes de dormir deve se tornar um ritual de beleza diário, pois é durante a noite que a pele consegue se restaurar. Ana Lia ressalta que os olhos têm um forte sistema de reflexo que os protege ao mesmo tempo em que os mantêm longe de resíduos.
“No processo de limpeza, o fluido em excesso e as impurezas são expelidos por meio dos canais lacrimais, que podem provocar inflamações e, em última instância, olheiras e bolsas.” E protetor solar é fundamental para evitar o envelhecimento precoce.
Quanto aos adesivos (também chamados de patches) que prometem ação clareadora, Helua aconselha outros caminhos. “Devido aos princípios ativos, eles acabam combatendo mais a flacidez do que a olheira em si; há métodos mais eficazes.”
Receitinhas
Fora os produtos prescritos pelo médico, é possível combinar receitas caseiras muito simples de fazer – caso das compressas frias com chá de camomila, que contém substâncias clareadoras.
Outra opção, segundo Isabel, é fazer uma massagem matinal com creme hidratante para pálpebra à base de ácido hialurônico, com camomila ou Bepantol. “Diminui o edema e relaxa. Inicie a massagem do canto interno do olho em direção ao externo, deslizando suavemente.” Mãos à obra e olhar vivo!
Fonte: Larissa Drumond, especial para o iG São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife