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quarta-feira, 22 de julho de 2015

“Desconectar” ajuda a combater o estresse no trabalho


Que o estresse é considerado o mal do século, não é novidade. O blog Foco em Vida Saudável leu um artigo americano que consideramos interessante e que foi publicado na revista Forbes, de autoria do especialista em controle emocional, Travis Bradberry. Ele afirma que o estresse tem dois lados, o bom e o ruim. Segundo Travis, o estresse pode melhorar o desempenho no trabalho, pois pessoas relaxadas demais demoram a se interessar e a ter concentração nas atividades. Porém, o especialista diz que estresse demais deixa o profissional muito ansioso e tem uma chance maior de dar um “chilique”. O ideal é controlar o nervosismo, que não é nada fácil. Mas aqui seguem oito dicas de Travis Bradberry que podem diminuir o nível de estresse no trabalho. E uma delas, pásmem, sugere que o profissional fique desconectado das tecnologias por um período de tempo. Confira:
1 – Agradeça pelo que você tem – É cientificamente provado que quem agradece é menos estressado. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia em Davis (EUA), pessoas que cultivaram uma atitude de agradecimento reduziram os índices de cortisol – hormônio relacionado ao estresse – no sangue.
2 – Não use a expressão “e se” – Segundo Bradberry, essas duas palavrinhas, quando juntas, “colocam lenha na fornalha do estresse. As coisas podem se desenrolar em infinitas possibilidades. Para que ficar pensando no pior que pode acontecer?
3 – Fuja da “hora do café” – No momento em que todo mundo se junta para aquele cafezinho da tarde, raramente o papo é otimista, certo? Conversas pessimistas atraem o estresse.
4 – Seja otimista – Um “truque” complementar às duas últimas dicas. Quando você pensa positivo, seu cérebro é direcionado para assuntos que não trazem nenhum estresse à mente.
5 – Desconecte-se – A tecnologia trouxe inúmeros benefícios às nossas vidas, mas causou alguns problemas: um deles é a possibilidade de estar conectado ao trabalho 24 horas ao dia, sete dias por semana. Por isso, sempre que possível, desligue o celular e fique longe da sua caixa de e-mails. Se você continuar resistente à ideia, tente se desconectar em horários com a menor possibilidade possível de um contato. Conforme aumentar a confiança, estenda esses momentos offline.
6) Tome menos café – A bebida é um gatilho para a liberação de adrenalina, hormônio que nos deixa preparados para a ação. A adrenalina pode ser importante para fazer alguém correr ao se deparar com um urso, mas não é a maior aliada para quem precisa responder um e-mail delicado.
7) Durma – Colocar a cabeça no travesseiro e descansar por horas é essencial para a nossa saúde e todos sabemos disso. Em muitos casos, é difícil ter uma noite satisfatória de sono, mas faça um esforço.
8) Respire fundo – Esta é a maneira mais fácil de interromper um pensamento estressante. Apesar de respirarmos e nem nos darmos conta disso, quando inspiramos e expiramos devagar fazemos o cérebro dar prioridade a essa tarefa.
Fonte: Cidade Verde – Blog Vida.

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