Compartilhe

sexta-feira, 10 de julho de 2015

O Papel dos eletrólitos na melhora da anorexia nervosa


Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado por peso corporal extremamente abaixo do normal, medo de ganho de peso e percepção distorcida da imagem corporal e, amenorréia. Apesar de descrita principalmente no contexto de desordem psiquiátrica, a anorexia pode levar a complicações devastadoras, e por horas ameaçadora da vida e assim contribuir para uma condição desafiadora na sua administração. Complicações sérias incluem distúrbios de eletrólitos, normalmente no contexto da síndrome da realimentação, hipotermia, disnfução endócrina e falha de vários órgãos.
Realimentar pacientes mal nutridos com anorexia nervosa pode ser associado com hipofosfatenemia, arritmia cardíaca e delírios. Repleção de fósforo deve ser começada precomente com e níveis séricos mantidos acuma de 3mg/dl. Pacientes precisam de um monitoramento de perto já que eventos cardíacos e neurológicos associados estão mais propensos a ocorrerem entre as primeiras semanas. Em pacientes cronicamente mal nutridos com anorexia nervosa, um aumento lento e gradual da nutrição com aconselhamento nutricional, psicoterapia e monitoramento do peso corporal, ritmo cardíaco e eletrólitos séricos são recomendados para uma reabilitação segura e efetiva, evitando assim mudanças abruptas nos eletrólitos e fluidos.
Estoques de fosfato depletados devido a privação prolongada, hipocalcemia e hipocalemia podem levar a um prejuízo na contratilidade muscular e consequentemente em uma fraqueza, mialgia e tétano. Hipoglicemia e anemia ou pancitopenia derviados da má nutrição crônica podem também contribuir para a fraqueza. O centro da patogênese da síndrome da realimentação é a fraqueza do sistema cardiopulminar, o qual é incapaz de acomodar a carga de sódio e fluido apresentada no corpo durante a repleção nutricional. Anormalidades de eletrólitos típicas incluem a hipofosfatemia, hipocalemia e a hipocalcemia, com deficiências na tiamina e outras vitaminas do complexo B.
Referências
ABED, J. et al. “Fixing a heart”: the game of electrolytes in anorexia nervosa, Nutrition Journal, v.13, n.90, 2014.
Por Joyce Rouvier
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife