Compartilhe

terça-feira, 14 de julho de 2015

Riscos de lesões com exercícios físicos aumentam no inverno


Com a chegada do inverno, a chance de uma lesão muscular aumenta consideravelmente. Isso acontece porque os músculos demoram mais para atingir a temperatura ideal para a prática da atividade física. Por isso, o aquecimento articular e muscular, que são importantes em qualquer situação, nos dias frios se tornam indispensáveis.
De acordo com o fisioterapeuta Péricles Machado, responsável técnico da clínica Physio Athletic, as lesões mais comuns aos atletas no inverno são as que atacam o sistema musculoesquelético, que são as lesões musculares, tendíneas e articulares. Ele explica que, como estas estruturas são altamente solicitadas em diferentes modalidades esportivas, requerem como pré-requisito aporte sanguíneo maior para que possam responder ao estímulo minimizando riscos de lesões. No inverno, há justamente a diminuição deste aporte sanguíneo nestes tecidos, predispondo a lesões. “O que orientamos é que se faça um excelente aquecimento do corpo antes de iniciar o esforço físico escolhido”, orienta Péricles.
Quando a lesão acontece, existem inúmeras formas e técnicas dentro do arsenal fisioterápico para a recuperação dessas lesões. Em geral, esses tratamentos visam acelerar todo o processo de reparação tecidual que compreende basicamente 3 fases: inflamatória, cicatricial e de maturação (quando o tecido volta a ter as mesmas características do tecido normal). O tratamento visa a otimização destas fases.
Não existe uma atividade física mais indicada para ser praticada no inverno. O que deve existir é uma atenção redobrada, principalmente com relação à realização do aquecimento antes das atividades físicas. Péricles dá a dica: “Procurar ser o mais regrado possível quanto a criar uma rotina de prática de exercícios, para que o corpo se condicione àquela modalidade e com isso não sofra tanto com o stress que invariavelmente o esporte acarreta. Por isso é bom insistir: no inverno, o aquecimento prévio se torna primordial”, conclui o fisioterapeuta.
Fonte: A Rede Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife