Compartilhe

terça-feira, 29 de março de 2016

Ligue o radinho: 5 benefícios da música em sua vida



Se você não tem um radinho ligado diariamente, talvez esteja perdendo os vários benefícios que a música tem a oferecer para sua vida. De acordo com pesquisa feita pelas empresas Sonos e Apple Music, ela pode ajudar até mesmo a perder calorias.
Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram que os voluntários passassem uma semana sem música e depois a inserissem em suas rotinas – e no volume alto. O resultado? A segunda fase resultou em um número maior de passos dados e, por consequência, mais calorias consumidas. Mas esse não é o único benefício.

Por que você deve ter sempre um radinho ligado?

Certas notas musicais são capazes realmente de mexer com nossos sentimentos e emoções. Qualquer um que já limpou lágrimas dos olhos ao ouvir uma música triste sabe o quão poderosos alguns acordes podem ser.
Pois saiba que estudos científicos têm demonstrado que a música realmente pode mudar nosso humor e até mesmo ajudar na concentração. Conheça mais alguns benefícios investigados:
  1. Redução de estresse e ansiedade
Muitas pesquisas já mostraram que escutar música é capaz de acalmar as pessoas, mesmo durante eventos altamente estressantes ou dolorosos. Inclusive, um estudo feito no Hospital Södertälje, na Suécia, envolvendo pacientes de cirurgia, mostrou que a redução do estresse pós-operatório através da música foi mais poderosa que o efeito de uma droga ansiolítica.
  1. Ajuda a diminuir a dor
Em um estudo publicado na revista Pain Management Nursing, 60 pessoas com diagnósticos graves foram distribuídas aleatoriamente para ouvir música uma vez por dia, durante quatro semanas. Comparadas a um grupo de controle, os ouvintes experimentaram redução significativa da dor e menos sintomas depressivos.
  1. Melhora o funcionamento do sistema imunológico
Será que ouvir música realmente é capaz de ajudar a prevenir doenças? Pois alguns pesquisadores pensam que sim. Vinculados à Universidade de Wilkes, eles analisaram a forma como a música afeta os níveis de um anticorpo importante para o sistema imunológico.
Foi descoberto que as músicas suaves podem realmente aumentar os níveis desses anticorpos, de modo que a exposição a elas (e não outros sons) é capaz de melhorar a imunidade.
  1. Pode ajudar a memória
Desfrutar da música provoca liberação de dopamina, ligada à motivação. Por sua vez, essa última está envolvida nos processos de aprendizagem e memória. Em um estudo publicado na revistaMemory & Cognition, os alunos foram convidados a falar de forma rítmica ou cantar frases – tudo em uma língua desconhecida.
Quando foram convidados a recordar as frases estrangeiras, o grupo de canto se saiu significativamente melhor do que os outros dois.
  1. É capaz de ajudar durante os exercícios
Pesquisadores da Brunel University, do Reino Unido, recrutaram 30 participantes para ouvir música sincronizadamotivacional, música sincronizada não-motivacional ou nenhuma música enquanto caminhavam em uma esteira, até alcançar níveis de exaustão.
As medições mostraram que ambas as situações de música aumentaram a duração do exercício (a música motivacional aumentou significativamente mais) se comparadas aos outros grupos.

Fonte: doutissima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife