Com a mudança das estações, é sempre bom acompanhar as frutas da época, tanto para variar o cardápio quanto para economizar. Mesmo aquelas opções que são encontradas durante o ano todo costumam estar mais saborosas e baratas em alguns períodos.
O outono é marcado por ser o período com maior abundância na variedade de frutas. É uma ótima oportunidade para deixar os pratos quentes e calóricos de lado e optar por refeições mais leves e saudáveis
Principais frutas da época
Na dúvida sobre quais frutas aproveita? Ao comprar aquelas que são típicas da época, você também leva para casa alimentos que precisaram de menos agrotóxicos em sua produção. Confira a lista:
Goiaba
Entre as principais frutas da época está a goiaba, rica em vitamina C e com alto teor de licopeno, um nutriente com poderantioxidante que ajuda até mesmo na prevenção do câncer de próstata. É indicado comê-la com a casca, pois contém pectina, fibra que promove saciedade e diminui os picos de insulina. Cada 100 gramas da fruta oferece 68 calorias.
Maracujá
Também rico em vitamina C, o maracujá ainda possui grande quantidade de fibras na sua casca. Para aproveitar ainda mais a fruta no cardápio, é possível moê-la ou até mesmo comprar a farinha de maracujá pronta, que pode ser acrescentada em vários pratos. Um pedaço de 100 gramas contém 68 calorias.
Figo
O figo também é uma das frutas da época e fonte de fibras, além de conter zinco e uma substância chamada antocianidina, responsável por sua coloração arroxeada e com ação antioxidante, que atua na estética, evitando a queda de cabelo e fortalecendo as unhas. Uma porção de 100 gramas da fruta oferecem 136 calorias.
Abacate
Fonte de gordura monoinsaturada, benéfica para a saúde cardiovascular, o abacate também fornece zinco, selênio e vitamina E, que combate radicais livres. Além disso, ainda é rico no antioxidante glutatinona, que protege as células contra a oxidação. O seu consumo deve ser feito com moderação, pois cada 100 gramas da fruta contém 160 calorias.
Uva
A uva também faz parte das frutas da época que possuem poderosos antioxidantes. Nesse caso, contém resveratrol, que retarda o envelhecimento, diminui o risco de doenças cardiovasculares e até contribui para a prevenção de doençascomo o Alzheimer. Para aproveitar esses benefícios é preciso ingerir a casca da uva, que possui maior concentração. 100 gramas da fruta contém 69 calorias.
Coco
É outra opção de fonte de gordura monoinsaturada e também triglicerídio, que, ao contrário das outras gorduras, não é estocada como fonte reserva de energia e não é acumulada no corpo. Se não for utilizada, ela é eliminada, evitando o aumento da gordura corporal. Porém, o coco é bastante calórico, oferecendo 354 calorias em 100 gramas.
Dicas para consumir as frutas
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções de frutas e vegetais por dia para manter uma dieta saudável. Porém, uma pesquisa da University College em Londres (UCL), que coletou dados sobre a saúde nacional no Reino Unido entre 2001 e 2008, sugere que pode ser necessário ainda mais.
De acordo com os dados apurados, comer entre sete e dez porções diariamente reduz em 42% o risco de morte prematura por qualquer causa, além de diminuir 25% o risco de morte por câncer e 31% de morte por doenças cardiovasculares.
Com isso, a dica é aproveitar a variedade das frutas da época e aumentar o consumo diário, protegendo a saúde e conquistando mais bem-estar.
Fonte: doutissima
Nenhum comentário:
Postar um comentário