Compartilhe

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Dor nas costas insistente? Incômodo pode ser indício de doenças mais graves

963304
Para algumas pessoas, sentir dor nas costas já se tornou parte da rotina. Para outras tantas, a perspectiva de senti-la com o avançar da idade é dada como certa. O fato é que oincômodo na lombar é um mal que atinge um percentual altíssimo da população, a ponto de mais de 80% vir a sofrer com ele em algum momento da vida. E justamente por ser tão comum, é que o seu diagnóstico acaba sendo banalizado e o que poderia indicar apenas um “mau jeito” evolui para o estágio de doença crônica, inflamatória e, potencialmente, incapacitante.
Um problema menor pode se transformar em uma questão grave e de difícil resolução. Muitos não ligam para isso e, frequentemente, a dor vai embora exatamente do mesmo modo que surgiu, sem nenhuma explicação. Seja qual for o problema, procure sempre seu médico e faça check-ups regularmente com o objetivo de detectar alterações precocemente e não deixá-las chegar ao ponto de virarem uma ‘dor de cabeça'”, alerta o clínico e cardiologista Abel Magalhães, do Vita Check-Up Center.
E quando eu devo começar a me preocupar com os sintomas? A lombalgia costumar dar os primeiros sinais a partir dos 25 anos e pode indicar desde simples contraturas, até casos mais graves, como tumores e traumas. “Devemos estar atentos a alguns sinais no nosso dia a dia para identificarmos o início de um processo inflamatório como dor nas costas ao acordar, ao escovar os dentes, quando estamos dirigindo, ao usar sapatos de salto alto”, aponta o coordenador do Curso de Fisioterapia do IBMR, Wagner Faria. Hábitos como realizar exercícios com excesso de peso e posturas inadequadas, mais recentemente relacionadas ao uso dos celulares, contribuem para o agravamento desse quadro, que pode ser desencadeado nas estruturas da coluna, músculos, ligamentos, articulações ou em outros tecidos próximos, como nervos, vasos ou órgãos.
“A reação inflamatória é uma resposta do organismo a uma ‘agressão’, que pode ser de origem mecânica ou de outra natureza. A resposta subsequente poder ser uma dor progressiva, de grau leve, seguindo até o grau moderado ou intenso‘, explica Wagner. Embora entorses, distensões, alterações na coluna – lordose, escoliose e cifose – e doenças reumáticas degenerativas, como a osteoartrose e a osteoartrite, estejam comumente associadas à dor nas costas, esta também pode ter origem em outros órgãos e irradiar para a região. Apendicite, cálculo renal, pedra na vesícula, infecções da bexiga, endometriose, câncer de ovário, cistos ovarianos, torção testicular e aneurisma na aorta são algumas das doenças cujos sintomas podem incluir a dor nas costas, segundo Celio Roberto Gonçalves, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
Outra causa importante e que pode ser diagnosticada na ida ao médico é a espondilite anquilosante, uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações do esqueletoaxial, principalmente, as da coluna, quadril, joelhos e ombros. Entre os sintomas mais comuns estão dores na lombar, no quadril e no calcanhar – que melhoram com a prática da atividade física e pioram com o repouso -, rigidez matinal da coluna e dificuldade para expandir o tórax ao respirar fundo, por exemplo. “Os sinais e sintomas da doença normalmente começam logo no início da fase adulta. Apesar de ainda não existir cura, com o tratamento adequado é possível diminuir a dor e minimizar os demais sinais da doença”, afirma Celio.
É evidente que nem todo desconforto vai se traduzir, necessariamente, em uma emergência, mas é importante ficar atento às mensagens que o corpo transmite, afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar. “A dor é sempre um sinal de alerta e necessita de diagnóstico preciso e tratamento correto em qualquer idade. É de extrema importânciaevitar sempre a automedicação com os relaxantes musculares e anti-inflamatórios, que pode mascarar e/ou protelar um tratamento correto”, indica Wagner.
Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife