Não só no café. Refrigerantes, chocolate e cola contém cafeína na composição. Um dos motivos para tal popularidade é a dependência que ela causa, sendo assim, esses alimentos vendem mais.
A dependência química não está sozinha quando se trata das consequências do exagero. Existem muitos e todos merecem uma explicação.
Dependência química
A ação da cafeína no cérebro acontece com o bloqueio dos receptores de uma substância produzida pelo corpo naturalmente denominada adenosina.
Esta dá sensação de tristeza e tranquilidade. Quando há falta de seus receptores, os níveis de dopamina se elevam causando alerta e felicidade.
Mantendo uma rotina de consumo, se inicia um aumento no produção de mais receptores e, assim, da sensibilidade a adenosina pelo corpo sentir a falta dela.
Cada vez mais facilmente sente-se o mal-estar, necessitando da cafeína para estimular o bloqueio e, novamente, o aumento comparativo de dopamina.
Assim, todo o processo vira um ciclo resultando na dependência.
Insônia
O estado de alerta no qual o corpo se mantém impede o sono tranquilo e age por algumas horas.
Dor de cabeça e tontura
A dor de cabeça e a tontura costumam ser reações. A compressão dos vasos dificulta a circulação e o cérebro reage a isto.
Sem a oxigenação suficiente, as células nervosas são prejudicadas assim como as demais. Com esta perturbação da estrutura cerebral a dor é inevitável.
A redução no diâmetro dos vasos sanguíneos ocasionada pela cafeína pode ser benéfica abolindo a dor de cabeça.
Isto é, quando a dilatação dos vasos é o motivo da cefaleia, incomodando e deixando um lado dolorido, o efeito trata do distúrbio aliviando o doente.
Diurético
A motivação pela qual o café contém ação diurética ainda não está bem clara. Estudos científicos apontam que ele atinge as paredes do tecido gastrointestinal.
Um grupo chega a reclamar do efeito ser forte, mas isso não acontece se se beber moderadamente. Por tanto, não é preciso deixar-se de tomar uma xícara de café quente nos dias frios.
Não há bons efeitos do excesso de cafeína no organismo
Está certo que a cafeína ajuda contra a enxaqueca e na perda de peso. Apesar disso, não se necessita de exagero, pois ele só resulta nos efeitos já descritos. O abuso não compensa.
Fonte: dicasdesaude
Nenhum comentário:
Postar um comentário