Compartilhe

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Efeitos do excesso de cafeína no organismo

Não só no café. Refrigerantes, chocolate e cola contém cafeína na composição. Um dos motivos para tal popularidade é a dependência que ela causa, sendo assim, esses alimentos vendem mais.
A dependência química não está sozinha quando se trata das consequências do exagero. Existem muitos e todos merecem uma explicação.

Dependência química

A ação da cafeína no cérebro acontece com o bloqueio dos receptores de uma substância produzida pelo corpo naturalmente denominada adenosina.
Esta dá sensação de tristeza e tranquilidade. Quando há falta de seus receptores, os níveis de dopamina se elevam causando alerta e felicidade.
Mantendo uma rotina de consumo, se inicia um aumento no produção de mais receptores e, assim, da sensibilidade a adenosina pelo corpo sentir a falta dela.
Cada vez mais facilmente sente-se o mal-estar, necessitando da cafeína para estimular o bloqueio e, novamente, o aumento comparativo de dopamina.
Assim, todo o processo vira um ciclo resultando na dependência.

Insônia

O estado de alerta no qual o corpo se mantém impede o sono tranquilo e age por algumas horas.

Dor de cabeça e tontura

A dor de cabeça e a tontura costumam ser reações. A compressão dos vasos dificulta a circulação e o cérebro reage a isto.
Sem a oxigenação suficiente, as células nervosas são prejudicadas assim como as demais. Com esta perturbação da estrutura cerebral a dor é inevitável.
A redução no diâmetro dos vasos sanguíneos ocasionada pela cafeína pode ser benéfica abolindo a dor de cabeça.
Isto é, quando a dilatação dos vasos é o motivo da cefaleia, incomodando e deixando um lado dolorido, o efeito trata do distúrbio aliviando o doente.

Diurético

A motivação pela qual o café contém ação diurética ainda não está bem clara. Estudos científicos apontam que ele atinge as paredes do tecido gastrointestinal.
Um grupo chega a reclamar do efeito ser forte, mas isso não acontece se se beber moderadamente. Por tanto, não é preciso deixar-se de tomar uma xícara de café quente nos dias frios.

Não há bons efeitos do excesso de cafeína no organismo

Está certo que a cafeína ajuda contra a enxaqueca e na perda de peso. Apesar disso, não se necessita de exagero, pois ele só resulta nos efeitos já descritos. O abuso não compensa.

Fonte: dicasdesaude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife