Compartilhe

segunda-feira, 4 de julho de 2016

5 razões para você consumir mais chá nesse inverno



Se no Brasil, o café é uma preferência nacional, em países asiáticos e na Inglaterra é o chá que assume o posto de bebida tradicional. Mas não é só o ritual associado ao seu consumo pela aristocracia ou a atmosfera relaxante do budismoque faz do chá uma atração. Seus benefícios incluem desde o emagrecimento, passando pelo redução dos níveis de colesterol LDL – conhecido como colesterol ruim -, até a participação na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e algumas formas de câncer. “O consumo de chás se torna especialmente atrativo agora no inverno, já que a bebida é preparada a partir de folhas sob infusão na água quente. Essas bebidas podem ser ótimas aliadas no bom funcionamento do corpo, porém, devemos estar atentos às propriedades específicas para cada tipo de chá“, explica a endocrinologista Flavia Junqueira, da Clínica Goa Health Club.
Ela aponta que o chá verde, por exemplo, tem como principal ativo os polifenois, que auxiliam na diminuição do colesterol ruim, além de ser excelente fonte de antioxidantes. Já o chá preto apresenta características semelhantes, mas possui maior concentração de cafeína, de forma que seu consumo é mais recomendado antes das 18h para não comprometer o sono. Outros ainda podem estimular o apetite como alecrim, agrião e camomila; têm efeito digestivo, como hortelã, porangaba e boldo; e têm propriedades calmantes, como hortelã, melissa e alface.

Ajuda na digestão e emagrece

“Os flavonóides presentes no chá possuem a capacidade de atuar sobre o sistema nervoso simpático, que regula a queima de gorduras. A bebida aumenta a queima de calorias, previne o depósito de gorduras no organismo e regula o peso corporal.”, explica a nutricionista e personal diet Karla Oliveira. O chá verde, por exemplo, acelera o metabolismo e desintoxica, enquanto o chá de hortelã melhora a digestão e alivia problemas estomacais e intestinais.
A nutricionista Andrea Santa Rosa também recomenda o consumo do chá de hibisco com frutas vermelhas como morango, framboesa e amora. “O hibisco é rico em antioxidantes e vitamina C, estimula a diminuição do colesterol LDL(colesterol ruim), redução da pressão arterial, queda do risco de aparecimento de doenças cardíacas, além deacelerar o metabolismo, ajudando a emagrecer.” Já as frutas têm propriedades antioxidantes, favorecem o desenvolvimento dos ossos e melhoram o sistema digestivo.

Atua na prevenção de doenças

O chá verde, mais do que o preto por não ser fermentado, tem propriedadesantioxidantes que atuam no combate aos radicais livres. Um estudo recente conduzido pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, reforçou que a presença de polifenois na bebida contribui para a redução do risco de desenvolvimento de diabetes, artrite, doenças do coração e algumas formas de câncer. “Também auxiliam no controle do peso corporal, na proteção contra os raios ultravioleta, na proteção hepática e na manutenção da densidade mineral óssea”, complementa a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

Alivia sintomas de dor de cabeça e cansaço

Com a chegada dos dias mais frios e as mudanças bruscas de temperatura, énormal que o corpo apresente incômodos. Gripes e alergias vêm com tudo, trazendo com elas dores de cabeça e indisposição. Para combater esses sintomas, o Spa Posse do Corpo indica o chá de alecrim com limão, que é benéfico para ofortalecimento do sistema imunológico, é anti-inflamatório e alivia a dor de cabeça e o cansaço.
“O chá quente ajuda porque a gente acaba suando e o corpo consegue equilibrar com a temperatura do lado de forae você não sente aquele baque de diferença tão grande”, explica a chef Bela Gil.

É aliado da beleza

Além dos benefícios para a saúde, o consumo do chá também pode ter efeitos estéticos. A endocrinologista Flavia Junqueira indica a bebida à base de folhas de porangaba, que é diurética, inibidora de apetite e lipolítica – decompõe gorduras. “Esse chá é capaz de diminuir a retenção de líquidos corporais, aumentar a queima de gordura e até reduzir a celulite”, afirma.

Tem efeito relaxante

Se você costuma tomar várias xícaras de café por dia, o chá talvez seja uma boa alternativa. Apesar de também conter cafeína, a concentração da substância é menor, o que torna a bebida menos estimulante. Para um efeito mais sedativo e que reduza a ansiedade e o estresse, vale investir no chá de camomila. “Essa erva tem ação antiespasmódica, antidiarreica, analgésica, antialérgica, anti-inflamatória, calmante, sedativa e diurética”, aponta a nutricionista Cintia Azeredo, do Vita Check-Up Center. “Tome o chá antes de dormir para ajudar a ter uma boa noite de sono“, indica a nutricionista Isabel Jereissati.
Que tal preparar um escalda pés caseiro para relaxar após um dia de trabalho? A proprietária do Acqua Brasil Spa, Fabyola Bunin recomenda ferver dez saquinhos de chá preparados em uma panelinha com 750ml de água, deixar descansar por cinco minutos e despejar em uma bacia com água morna e folhas de louro. De quebra, você ainda podeaproveitar os saquinhos utilizados para misturar a erva com cinco colheres (sopa) de mel e fazer um esfoliante para peles super sensíveis que pode ser usado no corpo e no rosto.
Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife