O dia a dia é cada vez mais estressante. O trabalho, as contas, a família, os amigos, nós próprios… Tanto para tratar e tão pouco tempo. Fique a conhecer pequenos truques para combater a ansiedade e o stress.
Não seja perfecionista
Quando adotamos uma postura perfecionista em tudo na vida, a probabilidade de virmos a sofrer de ansiedade e stress é muito alta. O melhor que tem a fazer é relativizar. Por outro lado, estudos indicam que o perfecionismo está relacionado com uma personalidade hostil, o que pode provocar problemas cardíacos. Reaja com otimismo perante situações adversas.
Não guarde rancores
Não crie inimizades e situações de conflito. Vários estudos mostraram que uma pessoa que alimenta inimigos tem um ritmo cardíaco mais acelerado, corre mais riscos de ataque cardíaco, para além de viver em constante ansiedade e stress psicológico. Perdoe e peça desculpa.
Durma bem
Dormir é o segredo para todos os males. Porém, se dorme pouco ou se sofre de apneia do sono – interrupação do sono devido a problemas na respiração – corre o risco de quebrar os ciclos de descanso o que provoca uma desregulação hormonal prejudicial ao seu corpo. Dormir pouco prejudica a tensão arterial o que pode provocar ainda problemas coronários. Durma entre 7 a 8 horas por noite. Evite dificuldades no tratamento da Apneia do Sono
Reduza a cafeína
A cafeína aumenta os níveis de stress, porque estimula o sistema nervoso central. O humor também é afetado. Pode tornar-se hiperativo, instável e irritadiço. Por outro lado, há tendência para tomarmos café quando estamos stressados ou ansiosos, porque estimula o corpo. No entanto, se quiser relaxar, reduza o café. Este coloca-nos em permanente estado de alerta e ativa as hormonas do stress.
Relaxe diariamente
Procure atividades que o acalmam, como o Ioga, Tai Chi ou a meditação. Estudos mostraram que estas atividades reduzem as hormonas do stress e fortalecem o sistema imune.
Pratique mais esportes
Faça exercícios aeróbicos como a corrida, caminhada, natação ou até mesmo a dança. Estas atividades ajudam a sentir-se melhor, diminuem o risco de diabetes e tornam o seu oração mais forte. O exercício também pode ajuda a combater a depressão devido à libertação de endorfinas, os hormonios do bem-estar. A Sociedade Americana do Coração recomenda exercícios aeróbicos pelo menos 30 minutos todos os dias.
Tire férias
Fale com o seu chefe e colegas de trabalho e ajuste o calendário de maneira a que possa tirar umas curtas férias. Se está em situação de stress e ansiedade, nada melhor do que procurar um lugar relaxante e aproveitar o tempo para si.
Procure um médico
Se está deprimido, procure ajuda médica. A depressão pode aumentar o risco de doença cardíaca e pode encurtar a vida útil. Alguns antidepressivos são inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ajudando-o a controlar a pressão arterial e o stress emocional.
Coma bem
ingerir uma dieta equilibrada, pobre em carne vermelha e alimentos industrializados, rica em frutas e legumes, aves, peixes e grãos integrais, não só irá ajudá-lo a manter o seu peso saudável, como também tem um efeito direto no funcionamento do coração, ao manter os níveis de açúcar estáveis. Logo, o risco de sofrer flutuações de humor é menor, porque uma alimentação equilibrada favorece a tensão arterial saudável.
Sorria
Não é preciso nomear estudos. Todos sabemos que sorrir e rir faz bem ao corpo e à alma. Especialistas confirmam que após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo. Reduz o stress e alivia a tensão. Um estudo de 2010 publicado no American Journal of Cardiology, mostrou ainda que sorrir melhora a função vascular.
Fonte: sapolifestyle
Nenhum comentário:
Postar um comentário