Compartilhe

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Leite engorda?

O leite é um dos alimentos que gera mais polêmicas e dúvidas e quando o assunto é emagrecimento não é diferente. Oleite emagrece ou engorda? Uma dieta sem lactose emagrece? A lactose engorda ou existem outros compostos presentes no leite que provocam ganho de peso?  A dieta do leite emagrece? Qual o melhor leite para consumir na dieta: leite integral ou desnatado? Tire toda as suas dúvidas aqui!

TIPOS DE LEITE

  • Leite integral: é o leite que apresenta maior teor de gordura (3,5% de gordura), pois mantém toda a gordura presente naturalmente no leite.
  • Leite desnatado: também chamado de leite magro, é aquele que passa por um processo de centrifugação para retirar a gordura (nata). Contém 1% de gordura e teor de proteínas e carboidratos similar ao leite integral, diferenciando-se apenas pelo menor teor de gordura, que também resulta em um produto com menos calorias.
  • Leite semidesnatado: é um intermediário entre o leite desnatado e o leite integral, apresentando 2% de gorduras, pois também passa por centrifugação para retirar parte da gordura.
  • Leite em pó: é o leite que foi desidratado, processo que retira toda a água para aumentar a durabilidade do produto. Seu teor de gordura pode variar de acordo com o leite líquido que foi utilizado, sendo assim, o leite em pó desnatado é feito com o leite líquido magro e apresenta teor de gordura menor. Se for diluído em água e consumido como o leite líquido tem quantidade de calorias e poder engordativo similar. No entanto, dependendo de como for consumido, o leite em pó engorda, já que é um produto mais concentrado.
Todos os leites contêm lactose, seja integral ou desnatado, líquido ou em pó. O leite sem lactose passa por um outro processo, que quebra o açúcar do leite para facilitar sua digestão.

LEITE INTEGRAL X LEITE DESNATADO

Muita gente evita o leite rico em gordura por pensar que o leite integral engorda. No entanto, atualmente, sabe-se que a gordura não é a maior vilã da dieta e não deve ser excluída da alimentação, mesmo por quem quer emagrecer. Inclusive, existem muitas dietas de emagrecimento que priorizam alto consumo de gorduras, reduzindo o consumo de carboidratos que, em excesso, aumentam a formação do tecido adiposo. É o caso da dieta LCHF (low carb hi fat). Portanto, mesmo que apresente menor teor de gordura e calorias, assim como o leite integral, oleite desnatado engorda, se consumido em uma dieta desequilibrada.
No quadro abaixo, é possível comparar as calorias do leite integral e desnatado, bem como a quantidade de nutrientes. Confira:
Quadro calorias

LACTOSE ENGORDA?

A lactose é um carboidrato composto por dois outros carboidratos mais simples: a glicose e a galactose. Para ser absorvida, a lactose precisa ser digerida, o que significa sofrer ação da enzima lactase para ser transformada nos carboidratos menores que podem ser absorvidos. A lactose não engorda, no entanto, muitas pessoas não possuem mais produção da enzima lactase ou não possuem quantidades suficientes da enzima para digerir a lactose presente nos alimentos, tornando-se intolerante.
Para quem não tem intolerância à lactose, de nada adianta seguir uma dieta sem lactose à base de leites equeijo sem lactose. O leite sem lactose engorda até mais do que o leite normal, já que o seu índice glicêmico é mais alto. O leite sem lactose é um leite de vaca cuja lactose já foi previamente digerida por enzimas lactase. Assim, é um leite com galactose e sacarose, açúcares simples que são absorvidos mais rapidamente, e não com lactose, que demora mais para ser absorvida, pois tem um passo a mais na digestão.  Portanto, o leite sem lactose não traz benefícios algum e só deve ser consumido por intolerantes à lactose que desejam manter o leite de vaca na dieta.

AFINAL, O LEITE ENGORDA OU EMAGRECE?

O leite é um alimento fonte de proteínas que dão saciedade e ajudam a aumentar a massa magra. Também é rico em cálcio, nutriente que está relacionado com o emagrecimento, já que a falta do mineral aumenta a produção de insulina e inibe a queima de gorduras, aumentando o tecido adiposo. Pensando por este lado, o consumo de leite pode contribuir para obter doses adequadas de proteínas e cálcio ao longo do dia, promovendo o aumento da queima de gorduras e emagrecimento. Vale lembrar que o consumo de leite e derivados não é fonte exclusiva de cálcio, que também é encontrado no gergelim e vegetais verde-escuros com boa disponibilidade.
No entanto, um estudo publicado em 2015 no The American Journal Of Clinical Nutrition¸ que avaliou mais de 97 mil dinamarqueses para testar a hipótese de que o alto consumo de leite reduziria as chances de desenvolver sobrepeso ou obesidade, demonstrou que não há qualquer efeito do leite na prevenção do ganho de peso. Os resultados do grupo que não consumia leite foram similares aos dos grupos que consumiam leite moderadamente (1 copo por dia) ou tinham alto consumo (5 copos de leite por dia).
Por outro lado, o leite contém alto teor de leucina, um aminoácido que estimula a liberação de insulina (assim como os carboidratos), podendo ser prejudicial para o processo de emagrecimento. Além disso, o leite possui uma proteína chamada betalactoglobulina, que o organismo humano não é capaz de digerir. Sendo assim, o consumo em excesso de leites e derivados pode desencadear processos alérgicos e inflamatórios, podendo contribuir para o excesso de peso, que é uma condição de inflamação crônica. O consumo de leite e derivados, com exceção do iogurte que apresenta efeito probiótico, também não é indicado em muitas dietas anticelulite por conta do seu alto poder inflamatório.

DERIVADOS DO LEITE NO EMAGRECIMENTO

Assim como o leite, os produtos derivados do leite, como queijos e iogurtes são ricos em cálcio, o que é positivo para o emagrecimento, além apresentarem a proteína betalactoglobulina e o aminoácido leucina que, como descrito acima, podem atrapalhar o processo de emagrecimento.

IOGURTE ENGORDA?

O iogurte natural, sem adição de açúcar e aditivos químicos, é uma boa fonte de proteínas e tem ação probiótica, já que promove o aumento de bactérias boas no intestino, fator que é positivo para o emagrecimento.

WHEY PROTEIN ENGORDA?

O whey protein é um suplemento proteico retirado do soro do leite que ajuda a complementar as proteínas da dieta de forma eficiente e prática. Se inserido de forma adequada na dieta, pode contribuir para o emagrecimento, ajudando no ganho de massa magra, além de trazer mais saciedade. No entanto, por possuir proteínas alergênicas, não é indicado para pessoas sensíveis, podendo ser substituído por suplementos de proteínas vegetais.

QUEIJO ENGORDA?

Com exceção da ricota e do queijo cottage, todos os queijos são ricos em gordura, até mesmo o queijo branco, que possui teor de gordura similar aos queijos amarelos. A ricota e o queijo cottage são opções que apresentam alto teor de proteínas e baixo teor de gorduras, sendo os mais indicados em dietas de emagrecimento.
Vale lembrar que cada organismo possui uma individualidade e, por isso, as pessoas podem ter resultados diferentes com a mesma dieta. Portanto, é indicado antes de seguir qualquer dieta, buscar orientações com um nutricionista que irá avaliar o plano alimentar mais indicado para cada caso.
Fonte: Natue

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife