Compartilhe

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Gripe: confira cinco dicas para evitá-la nesse inverno





É só a temperatura cair que você começa a sentir a garganta arranhando? Com medidas simples no dia a dia é possível evitar essa sensação, mas engana-se quem pensa que a mudança de temperatura é a principal responsável. “O choque térmico não é capaz de desencadear uma gripe, causada por uma infecção viral. No inverno, as pessoas costumam permanecer mais tempo em ambientes com pouca ventilação, locais propícios para a propagação de vírus através das gotículas presentes no ar que respiramos e objetos ao nosso redor”, explica Angela Shimuta, otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integrada. A seguir, veja cinco dicas simples para evitar a gripe.

Lave as mãos

Manter as mãos limpas é a principal recomendação para evitar gripes e outras doenças infectocontagiosas, como otite, conjuntivite e diarreia. “O ato de lavar as mãos dilui os vírus e bactérias que carregamos nas mãos, evitando a contaminação. Não existe um número máximo ou mínimo de vezes recomendado para fazer a higiene das mãos, mas nunca esqueça de lavá-las após tossir ou espirrar, por exemplo. O uso do álcool gel substitui com eficiência a lavagem com água e sabão”, diz Angela. Lembre-se também de lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, quando chegar da rua e realizar as refeições.

Alimente-se

Comer bem não significa comer muito. “Para evitar a gripe, inclua na sua rotina alimentos capazes de fortalecer o sistema imunológico. Frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, abacaxi e morango, são conhecidas por conter bons níveis de vitamina C, mas couve, rúcula, repolho e outros vegetais folhosos também são ricos nessa substância. O levedo de cerveja é rico em vitaminas do complexo B, importante para a imunidade. Também recomendo consumir iogurte diariamente, já que ele melhora a flora intestinal, a barreira imunológica natural do nosso organismo”, orienta a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann. De acordo com a especialista, os chás com canela, alfafa e equinacea também reforçam as defesas do organismo.

Durma bem

Oito horas de sono podem fazer milagres para a saúde e a beleza. Uma boa noite de sono mantém a pele viçosa e sem olheiras, estabiliza a pressão arterial, afasta o estresse, controla o peso e diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “Dormir profundamente é essencial para manter o sistema imune restaurado a níveis que protegem o organismo contra doenças”, explica Angela Shimuta. Para que sua noite de sono chegue ao estágio ideal, o quarto deve estar escuro e silencioso. Não esqueça de investir em um colchão com densidade adequada ao seu peso e um travesseiro que estabilize a coluna durante a noite.

Pratique exercícios físicos

A atividade física regular protege contra doenças cardiovasculares, controla o ganho de peso e ainda libera endorfina, mandando o mau humor para longe, mas também é capaz de evitar a gripe. “A prática regular de exercícios físicos é recomendada para evitar infecções de uma maneira geral. Além de ativar a circulação sanguínea, estimulam a produção de linfócitos NK (“natural killers” ou exterminadores naturais) que protegem o organismos de invasores, como bactérias e vírus”, diz a otorrinolaringologista Angela Shimuta.

Vacine-se

Segundo Angela Shimuta, a vacina contra a gripe é capaz de prevenir a gripe e suas complicações em até 90% das pessoas sadias: “A gripe é causada pelo vírus influenza, que, em casos graves, pode até matar. Não podemos confundir com o resfriado, que é desencadeado por mais de cem vírus diferentes, que a vacina não consegue prevenir”. A otorrinolaringologista recomenda a vacinação durante ou outono ou início do inverno, período de maior circulação do vírus influenza.
Fonte: GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife