Compartilhe

terça-feira, 5 de julho de 2016

Método DeRose ensina a controlar o estresse e adquirir boa forma

Nem ioga, nem terapia, mas um estilo de vida. Uma combinação de exercícios que ajudam a melhorar a respiração, administrar o estresse, aumentar o tônus muscular e a flexibilidade, mas também uma rede de compartilhamento de cultura, boas maneiras e boa alimentação. O Método DeRose traz uma proposta diferente para quem busca aliar autoconhecimento à boa forma.
A proposta surgiu na década de 1960 no Brasil, pelo comendador DeRose, e hoje conta com cerca de 1 milhão de praticantes, distribuídos principalmente aqui, na França, Inglaterra, Escócia, Itália, Espanha, Portugal, Chile, Argentina e Estados Unidos. Em Belo Horizonte existe uma escola, que conta com cerca de 60 alunos, divididos em turmas iniciantes, intermediárias e avançadas.
Raquel Martins, de 35 anos, frequenta a turma de iniciantes. Ela procurou o método por indicação do noivo, que mora no interior do Paraná e, apesar de não frequentar as aulas, é um amante da prática. Enfermeira por formação, Raquel agora estuda para prestar vestibular de medicina e, antes das aulas tinha dificuldade para concentrar e controlar a ansiedade. Após um mês e meio de prática, ela diz que não pretende parar. “Minha vida melhorou em tudo. Hoje tenho mais energia para estudar, minha ansiedade diminuiu horrores, tenho mais força, melhorei minha postura e minha respiração. É inacreditável”, afirma.
Lyoto Machida, lutador de MMA e quinto lugar no ranking do UFC na categoria peso médio, também é praticante do método. Ele é aluno do Centro Fabiano Gomes, em Porto Alegre/RS. Assim como ele, Graciele Herrmann, nadadora da seleção brasileira, e uma diversidade de outros esportistas, entre ciclistas, lutadores de artes marciais e triatletas, buscam a técnica no intuito de aumentar o poder de concentração no esporte. Dentre os conceitos trabalhados, está a necessidade de despertar o máximo potencial do atleta, ampliando assim o seu desempenho.
Mas a técnica não é válida somente para atletas e estudantes. Engenheiros, advogados, médicos, empresários, executivos e artistas também fazem parte do perfil de praticantes do Método DeRose. Segundo Laura Generoso, instrutora da escola e praticante há oito anos, na maior parte das vezes essas pessoas buscam o método para aliviar o estresse do dia-a-dia. “A gente trabalha muito o ganho de consciência, então você começa a ter mais controle das suas emoções. Quando sente um pouco de nervosismo ou ansiedade, por exemplo, está apto a perceber esse sentimento e começa a controla-lo, principalmente, através da respiração”, afirma.
Segundo a instrutora, um dos principais objetivos atingidos pela maioria dos alunos iniciantes é a diminuição do estresse, seja pela quantidade de estudo ou de trabalho. “O maior ganho dos alunos nos primeiros dois meses de prática é dizer: eu estou muito menos estressado no trabalho, muito mais seguro e confiante”, diz. Ela conta sobre um aluno que bateu o carro e no dia seguinte chegou ao estúdio contando, orgulhoso, como não havia ficado agitado e como soube lidar de forma tranquila com a situação, o que antigamente, não seria possível. Para Laura, este é um reflexo da incorporação das técnicas ensinadas em aula na rotina do dia-a-dia.
E a boa forma? Como é adquirida? Questionada, Laura responde, sem titubear: “A boa forma é apenas uma consequência da prática”. Além das técnicas utilizadas para o autoconhecimento, o Método DeRose também propõe uma mudança cultural. Com uma programação que engloba atividades ligadas à gastronomia, filosofia, teatro, cinema e literatura, os praticantes adquirem uma nova visão de mundo, experimentando novos conceitos e aumentando a rede de relações pessoais. Seguir uma alimentação saudável é parte inerente ao processo.
Quem pode fazer
O Método DeRose é indicado a homens e mulheres a partir dos 18 anos. Apesar da maioria dos alunos da sede Belo Horizonte ser do sexo masculino e estar na faixa dos 28 aos 45 anos, Laura diz que, contanto que a pessoa goze de boa saúde, não há restrições para a prática da atividade.
Fonte: saudeplena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife