Em geral não existe o melhor horário para a prática de exercícios físicos. Entretanto o organismo pode se comportar de forma diferente de acordo com o momento do dia.
Exercícios pela manhã
Realizar exercícios físicos pela manhã, normalmente requer bastante disciplina, pois é comum praticar as atividades antes do trabalho ou aula. Ao acordar, o organismo encontra-se normalmente em hiploglicemia (baixo nível de glicose no sangue), em virtude da recuperação que ocorre durante o sono e o longo período em relação à última refeição.
Alguns estudos relatam sobre a importância da alimentação antes do exercício no período da manhã, para que as atividades não ocorram em jejum.
Você já deve ter ouvido a respeito de exercícios em jejum para queima de gordura, é um assunto bastante controverso. Os estudos descrevem que realizar exercícios em jejum aumenta a utilização de gordura como fonte de energia, entretanto faz redução de massa muscular magra. Alguns autores, como o excelente estudo realizado pela Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, no qual descreve que além de potencializar a oxidação de gordura, o exercício em jejum promove adaptação metabólica que melhora a performance em exercícios de longa duração.
Não recomendo o uso de treinamento em jejum sem a presença de um profissional de educação física e uma consulta prévia ao nutricionista, na dúvida é melhor utilizar métodos conservadores.
Exercício no período da tarde
Alguns estudos descrevem que o período da tarde é o ideal para a realização de exercícios anaeróbios como musculação, entretanto alguns artigos publicados sobre o assunto relatam que a prática de exercício aeróbios nesse período do dia, contribui para otimizar o ritmo cardíaco e colabora para um sono mais tranquilo.
Exercício durante a noite
Praticar exercícios durante a noite, em geral é o mais comum nos dias atuais, em função das atividades profissionais durante o dia. No geral não existem restrições em praticar atividades nesse horário, entretanto as respostas acabam sendo diferentes em indivíduos pós-exercício. Enquanto alguns conseguem um sono mais tranqüilo, outros já ficam agitados e acabam desencadeando quadro de insônia, justamente pelo aumento dos hormônios de stress, o que ocorre em condições de exercício.
Seja qual for o horário que você caro leitor, optar pela prática de exercícios físicos, o importante é realizar um programa de treinamento que lhe proporcione prazer e bem estar, dessa forma melhorar sua qualidade de vida.
Seja qual for o horário que você caro leitor, optar pela prática de exercícios físicos, o importante é realizar um programa de treinamento que lhe proporcione prazer e bem estar, dessa forma melhorar sua qualidade de vida.
Por Marcelo Algauer de Almeida
Fonte: Paraná Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário