A centella asiática, também conhecida como gotu kola, centela ou centelha, é uma erva muito utilizada na medicina tradicional chinesa e na medicina Ayurveda. É nativa de regiões tropicais, abundante nas áreas pantanosas e úmidas do sudeste asiático, e um dos vegetais verdes mais consumidos em países como o Sri Lanka, sendo utilizada para o preparo de saladas, sucos e outras receitas tradicionais. No ocidente, a centella asiática é encontrada em cápsulas como suplemento alimentar, em cremes para celulite, além do chá de centella asiática.
CENTELLA ASIÁTICA: BENEFÍCIOS
A centella asiática é rica em vitaminas do complexo B, carotenoides (que podem ser transformados em vitamina A no organismo), minerais, aminoácidos, além de fitoquímicos como flavonoides e terpenoides que podem trazer diversos benefícios à saúde e beleza. Confira os principais benefícios da centella asiática:
- Processo de cicatrização: a centella asiática contém uma substância conhecida como asiaticoside, que estimula a produção de colágeno e de mucopolissacarídeos – essenciais na cicatrização, além de inibir o processo inflamatório, evitando queloides e cicatrizes. A planta possui a capacidade de fixar dois aminoácidos (alanina e prolina) fundamentais na estrutura do colágeno, favorecendo o processo reparador do tecido.
- Ação antioxidante: a planta é fonte de vitamina C, carotenoides, flavonoides e terpenoides que neutralizam a formação de radicais livres.
- Melhora da função cognitiva: a centella asiática pode aumentar a formação de novas mitocôndrias e contribuir para a memória e o aprendizado.
CENTELLA ASIÁTICA: PARA QUE SERVE?
Os estudos científicos realizados com a planta mostram que a centella asiática pode ser utilizada como planta medicinal nos seguintes casos:
- Tratamento de úlcera gástrica
- Ajuda no combate à celulite por estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação.
- Prevenção de estrias
- Combate ao envelhecimento precoce da pele
- Auxilio na cicatrização de feridas
- Ajuda no tratamento de psoríase, lepra e outras doenças de pele
- Controle do diabetes
- Tratamento de problemas de circulação, como insuficiência venosa
- Redução do risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, insuficiência venosa e hipertensão
- Tratamento de doenças do sistema nervoso, que prejudicam o desenvolvimento cognitivo e a memória.
CENTELLA ASIÁTICA: EFEITOS COLATERAIS
Os possíveis efeitos colaterais da centella asiática que já foram observados são: dermatite, prurigem e aumento na sensibilidade da pele exposta ao sol. Quando consumida em altas doses (mais de 50mg/kg peso), a centelha pode ter efeito tóxico, prejudicando o funcionamento do fígado e do sistema nervoso.
CENTELLA ASIÁTICA: CONTRAINDICAÇÃO
A centelha asiática é contraindicada apenas para alérgicos às plantas da família Apiaceae, a qual ela pertence.
- Centella asiática em cápsulas: as doses variam de 300mg a 680mg.
- Chá de centella asiática: é indicado consumir até 3 xícaras (chá) da infusão da planta por dia.
- Centella Asiática em cremes: a centella também pode compor fórmulas de cremes para celulite, antienvelhecimento e pomadas para o tratamento de psoríase.
Fonte: Natue
Nenhum comentário:
Postar um comentário