Compartilhe

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Fique atenta aos sintomas da menopausa precoce



Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a chegada precoce do climatério ocorre antes dos 40 anos e acomete 1% das mulheres no mundo. Não existe causa determinante, mas o histórico familiar e alguns hábitos contribuem para o desenvolvimento da condição antes do tempo, com a presença de sintomas da menopausa que exigem tratamento.
Nesses casos, a mulher sofre uma série de mudanças físicas, psicológicas e sociais que podem comprometer a sua qualidade de vida. Ou seja, é importante buscar acompanhamento médico e adotar métodos que ajudam a aliviar o quadro e evitar complicações para a saúde.

É possível ter menopausa aos 35?

A menopausa indica o fim da fase reprodutiva da mulher, que representa a perda da função regular dos ovários. O corpo deixa de produzir hormônios sexuais femininos, como o estrogênio, não havendo mais ovulação e nem menstruação.
Normalmente, a fase chega por volta dos 50 anos de idade, mas existem casos em que acontece mais cedo. É a chamadamenopausa precoce, sendo possível ocorrer até mesmo antes dos 35 anos de idade. Ela não é considerada um distúrbio hormonal, pois ocorre devido à falência ovariana em uma mulher jovem.
falência ovariana prematura (FOP) é a perda temporária ou definitiva da produção de hormônios, que acontece após a menarca e antes dos 40 anos de idade. As causas para o surgimento do problema não são específicas, mas uma série de fatores contribuem.
Segundo o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli fatores hereditários, distúrbios hormonais ou cirúrgicos são os principais envolvidos. Além disso, os sintomas da menopausa também podem ser antecipados com a remoção dos ovários – ou de grande parte deles – e com tratamentos contra o câncer.
Como a radioterapia e a quimioterapia têm como objetivo impedir o crescimento celular, elas acabam atingindo não só as células malignas, mas as que estão sadias também, o que pode dar origem ao quadro.
Algumas doenças genéticas que provocam distúrbios ovarianos também são fatores de risco, comoalterações do cromossomo X, que podem provocar a falência prematura dos ovários.
O acompanhamento médico é fundamental para aliviar e controlar os sintomas. Foto: iStock, Getty Images

Sintomas da menopausa precoce

A menopausa é caracterizada principalmente pela ausência da menstruação por um ano ou mais. Mantelli explica que os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da condição em tempo normal: calor (fogacho), suor noturno,ressecamento vaginal, inchaço e irritabilidade.
As ondas de calor são o sinal mas comum, atingindo 80% das mulheres e aparecendo subitamente. Duram de cinco a 30 minutos, acompanhadas de suor intenso e desconforto. Outros sintomas da menopausa são a diminuição da libido, incontinência urinária, dores de cabeça, alterações na pele e nos cabelos, insônia, cansaço e perda de memória.
Aumento de peso, perda de força muscular, perda de massa óssea (com decorrente risco de osteoporose), nervosismo, alterações do humor, tensão, ansiedade e depressão também costumam entrar na lista.
O ginecologista e obstetra aponta ainda que as possíveis complicações mais comuns são diabetes, aumento do colesterol e gordura. Para tratar e aliviar os sintomas da menopausa é indicado recorrer à Terapia de Reposição Hormonal, que também ajuda a evitar o desenvolvimento de problemas comuns nessa fase, como doenças cardíacas e osteoporose.
Fonte: doutissima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife