Quem diria que ter problemas com glúten pode interferir na saúde dos cabelos e da pele! Fios frágeis e pele desnutrida infelizmente são característicos de quem sofre de doença celíaca, que afeta pessoas que têm restrições ao glúten.
De acordo com a dermatologista especializada em cabelos da DOM Medicina Personalizada, a ingestão de glúten para quem tem a doença celíaca pode prejudicar a beleza favorecendo até a queda capilar. “Pode ocorrer nesses pacientes, com maior frequência do que na população normal, tanto a queda de cabelo, quanto a queda parcial dos fios em uma área específica (placas de alopécias), de origem autoimune”, explica a Dra. Inaê Cavalcanti.
A consequente inflamação no organismo propiciada pela ingestão do glúten também provoca danos a outros tecidos do corpo como a pele, por exemplo, que sofre uma diversidade de lesões. “Celíacos expressam a autoimunidade na forma de lesões de pele. Eles têm piora das doenças inflamatórias da pele como psoríase dermatite atópica, aftas púrpuras (pequenos sangramentos tipo “sarampo”) entre outros”.
De acordo com a profissional, a ingestão do glúten pode comprometer a boa nutrição e irrigação de todos os órgãos que se renovam, como pele, unhas, cabelo, e influencia a produção de colágeno. “O processo inflamatório gerado pelo glúten modificado que ingerimos hoje afeta tudo”, conta. Para não sofrer com os danos, a chave mesmo é apostar na hidratação e na boa alimentação, sempre evitando o glúten. Felizmente hoje existem diversas alternativas de produtos que não contém a substância, assim como receitas modificadas para quem tem restrições alimentares. Vale a pena experimentar e continuar com a beleza em dia!
Fonte: Mais Equilibrio
Nenhum comentário:
Postar um comentário