Compartilhe

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Brócolis e tomate: uma dupla a favor da saúde


DSC_0138
O brócolis é um vegetal em que as folhas, flores e talos são comestíveis. Pouco calóricos – cada 100 gramas contêm apenas 36 calorias, ou seja, quase nada -, os brócolis pertencem ao time dos vegetais crucíferos, sendo primos próximos do repolho, da couve-flor e do nabo, mas com alguns diferenciais. Têm cálcio e vitamina para dar e vender e fazer inveja a todos os seus parentes. E também têm fitoquímicos como sulforafano, que evita úlceras e gastrites, além de componentes que impedem mutações malignas nas células, protegendo o organismo contra vários tipos de câncer.
O brócolis possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides, todos considerados guardiões das células. Agem principalmente contra o envelhecimento, neutralizando os radicais livres, que causam danos às células saudáveis.
BRÓCOLIS É RICO VITAMINA C
É uma hortaliça muito rica em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro) e cálcio. Também apresenta concentração de vitamina A, fibras, ácido fólico, selênio e potássio. Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue. É importante destacar que para que estes benefícios ocorram, o consumo dos brócolis deve ser regular, em longo prazo e aliado aos hábitos de vida saudáveis.
Na culinária, é utilizado de diversas formas: refogado, em sopas, suflês, saladas, molhos, recheio de massas e tortas, gratinado ou no vapor. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível. O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. Se você não gosta do sabor ou da consistência, prepare um suco. Essa é a melhor forma de extrair todos os benefícios sem precisar comer a hortaliça.
TOMATE É ALIADO NA GUERRA CONTRA O CÂNCER
Muita gente não sabe, mas o tomate é um fruto, apesar de não ter a mesma doçura das outras frutas. Pelo contrário, ele tem um ligeiro sabor amargo e ácido. Mas, como são preparados e cozinhados como outros legumes, eles são categorizados dessa forma, da família dos legumes. Este fruto é o mais produzido no mundo, os chefes de cozinha o adoram e ainda, e mais importante, traz muitos benefícios à saúde.
Depois do crescimento de estudos e a comprovação de suas qualidades, ele integra a lista dos chamados alimentos funcionais. Ou seja, além dos nutrientes básicos, o tomate contém substâncias capazes de manter o bem-estar e de reduzir o risco de doenças. O tomate é rico em vitamina C (e ajuda no combate aos radicais livres), é rico em vitaminas A, B, E, ácido fólico e em sais minerais, como fósforo, potássio e magnésio. As suas propriedades são muito conhecidas, mas a principal delas é ser um grande aliado na guerra conta o câncer.
Para usufruir de seus benefícios, é preciso ingerir pelo menos um tomate por dia
De acordo com as pesquisas, o tomate tem grandes quantidades de em um nutriente poderoso: o licopeno, que confere, além de tudo, o tom vermelho à fruta. O licopeno combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger o organismo contra o câncer.
Para se beneficiar dos valores nutricionais deste fruto, é preciso consumir pelo menos um tomate por dia. Para aproveitar os melhores efeitos, ele deve ser preparado de formas variadas: o tomate cozido ou em forma de molhos aproveita melhor o licopeno (o calor aumenta sua biodisponibilidade e é mais bem absorvido pela corrente sanguínea) e no tomate cru, a absorção da vitamina C é maior. Mas lembre-se sempre de lavá-lo muito bem após a compra e antes do consumo, principalmente, se for serví-lo cru, junto com saladas”.
Fonte: emagrecendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife