Apesar do nome, a castanha-da-Índia não é uma castanha e sim o fruto de uma árvore de origem europeia. Considerada uma planta medicinal, as suas sementes são usadas para o tratamento de varizes e hemorroida e para auxiliar no processo de emagrecimento. Sua forma comercial é o extrato das sementes, encontrado nas formas de cápsulas, pó e líquido.
CASTANHA-DA-ÍNDIA E NOZ-DA-ÍNDIA SÃO A MESMA COISA?
Não, a começar pelas plantas de origem, a castanha-da-índia é originada da A. hippocastanum e a noz-da-índia daA.moluccana. Apesar de noz-da-índia ser utilizada no processo de emagrecimento, seu uso não é indicado por gerar efeitos tóxicos. Já a castanha-da-índia é apontada em estudos como benéfica para melhorar a circulação sanguínea, sem apresentar toxicidade.
CASTANHA-DA-ÍNDIA: BENEFÍCIOS
Entre os benefícios da castanha-da-índia, destaca-se a sua ação para:
- Melhorar a fragilidade capilar
- Ajudar no tratamento de insuficiência venosa (má circulação), como: varizes, cansaço nas pernas, hemorroidas e edemas
Seus efeitos ocorrem graças à composição de uma complexa mistura de saporinas, que desencadeiam diversas ações biológicas devido às suas propriedades tensoativas (que diminuem as tensões superficiais). Além disso, a castanha-da-índia é fonte de flavonoides, vitamina B, vitamina C, vitamina K, ácidos graxos, proteínas, taninos e fitoesteróis, que exercem um importante papel na ação antivaricosa.
CASTANHA-DA-ÍNDIA: EMAGRECE?
A castanha-da-índia pode auxiliar no processo de emagrecimento por conta de suas propriedades, apesar de não ser considerada um emagrecedor, já que não interfere no metabolismo da queima de gorduras.
A melhora da circulação sanguínea favorece o bom funcionamento do organismo e a eliminação de toxinas, que podem prejudicar o emagrecimento. Além disso, esse efeito na circulação diminui os edemas e facilita a eliminação de líquidos acumulados, colaborando para a perda de peso.
A castanha-da-índia é uma ótima aliada para emagrecer, mas deve ser consumida dentro de um plano alimentar equilibrado e com a prática de atividades físicas.
CASTANHA-DA-ÍNDIA: CONTRAINDICAÇÕES
O consumo da castanha-da-índia não é indicado para pessoas que usam medicamentos com ação anticoagulantes e coagulantes. Também é contraindicada nos casos de insuficiência renal e hepática, gastrite e úlcera gástrica. Gestantes, mulheres amamentando e crianças não devem fazer o uso desse produto. Além disso, a castanha-da-índia não é recomendada associar com sais alcalinos, iodo, ferro e taninos, pois pode interferir na sua absorção.
Fonte:Natue
Nenhum comentário:
Postar um comentário