Baianos são os que mais vão gastar
com esses produtos: R$ 2,03 bilhões
O consumo de produtos de beleza em 2013 deve movimentar R$ 7,55 bilhões no mercado nordestino, segundo as estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. Os baianos são os que mais vão gastar com esses produtos: R$ 2,03 bilhões, o que representa 27% do total que será comercializado na região.
Os dados do Pyxis Consumo mostram que os pernambucanos, anfitriões da feira, vão gastar R$ 1,37 bilhão com beleza até o fim do ano, o equivalente a 18% do que será consumido no Nordeste. Logo atrás aparece o Ceará, com um consumo estimado em R$ 1,25 bilhão (17% do total da região).
Já no gasto por habitante, o Rio Grande Norte é o que apresenta o maior valor por pessoa: R$ 215,38. Sergipe aparece em seguida, com um consumo per capita estimado de R$ 204,22, seguido da Bahia, com R$ 197,82.
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante, tinta para o cabelo, entre outros.
Potencial anual de consumo para beleza no Nordeste
Fonte: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência
O potencial refere-se apenas ao consumo domiciliar, ou seja, às compras de pessoa física junto a varejistas do ramo e inclui perfumes, colônias, maquiagem, cremes hidratantes e de tratamento, filtro solar, esmalte, desodorante, tinta para o cabelo, entre outros.
Internet
De acordo com pesquisa do painel online CONECTAí, 65% dos internautas nordestinos usam perfume, 47% utilizam produtos de cuidados com a pele, como cremes e hidratantes, e 36% usam maquiagem. Por outro lado, 22% declaram que não usam cosméticos.
Produtos de higiene pessoal são comprados principalmente em supermercados (69%) e farmácias (42%). Só 15% dos internautas nordestinos compram esse tipo de produto em lojas especializadas. Já produtos de beleza, cosméticos e perfumes são comprados em supermercados por 48% e em farmácias por 34%, mesmo percentual dos que compram em lojas especializadas. As vendas de porta em porta somam 15%.
O estudo mostra ainda que 17% dos usuários de internet do Nordeste frequentam cabelereiro, barbeiro, manicure ou salão de beleza todos os dias, público formado principalmente por pessoas com 60 anos ou mais e homens que vão ao barbeiro. Outros 15% vão a esses lugares mais de uma vez por semana e 14% declaram que frequentam esses estabelecimentos menos de uma vez por mês. Os que dizem que não frequentam esses locais somam 17%.
Essas informações foram coletadas junto a 11 mil internautas integrantes do painel CONECTAí, produto do CONECTA, em todo pais, entre fevereiro e junho de 2013.
Fonte: IBOPE
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