Compartilhe

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Qualidade de vida no trabalho: bem-estar pessoal como valor organizacional

"No mercado competitivo, a qualidade de vida no trabalho é um recurso que gera produtividade com saúde e sustentabilidade no sentido ambiental e socioeconômico."

Tratar os valores humanos com a mesma sofisticação gerencial do mundo dos negócios é uma necessidade que o mundo corporativo já incorporou. Buscar resultados humanos é hoje quase tão importante quanto os resultados financeiros.

A educação para o bem-estar é resultado da evolução da ciência, da tecnologia, da longevidade e da autonomia no trabalho. Uma conquista real das últimas décadas que mudou paradigmas e ampliou a visão administrativa, econômica e de políticas públicas. Em meio à política de benefícios obrigatórios, as organizações podem identificar as necessidades dos funcionários e imprimir mais qualidade aos processos organizacionais. A qualidade de vida no trabalho já se consolida como valor e compromisso da alta gestão nos mais diversos ambientes do trabalho coletivo. Com método, torna-se estratégica e perene.

No mercado competitivo, a qualidade de vida no trabalho é um recurso que gera produtividade com saúde e sustentabilidade no sentido ambiental e socioeconômico. Ações ligadas às práticas de Recursos Humanos envolvendo cuidados com alimentação, condicionamento físico, sobrecarga de trabalho e clima organizacional saudável podem envolver a rotina do empregado, mostrando que ele precisa se cuidar e que a empresa deseja que ele se cuide. 

Para o empregado, salário justo é indispensável. Mas ele pode receber orientações e tratamento para, por exemplo, eliminar o sobrepeso, os riscos de estresse e de depressão. Deve ser estimulado a estudar, conhecer eventos culturais e turísticos, entender o consumo e investimento, atuar para a inclusão social e diversidade. Estas ações são possíveis e geram um ambiente saudável, de bem-estar pessoal e organizacional.

O mercado reconhece a atratividade de empresas e de órgãos públicos que são respeitosos, valorizam e cuidam dos seus empregados ou servidores. É dessa forma também que eles não apenas retêm seus talentos, mas incentivam a participação, o desenvolvimento profissional e pessoal, a cidadania e o comprometimento com as metas organizacionais.

A gestão da qualidade de vida está amadurecendo como algo indispensável ao ambiente organizacional e ao próprio balanço da vida pessoal e trabalho. Nas grandes e médias empresas, ao lado dos tradicionais cuidados com alimentação, atividade física e relacionamentos saudáveis, surgem novas práticas como atitude positiva, qualificação e ética no exercício profissional, consumo responsável e valorização da cidadania.

Por isso, falamos em gestão da qualidade de vida no trabalho, pesquisando e atuando sobre segurança do trabalho, doença ocupacional, responsabilidade empresarial e governamental com o seu "público interno" e seus desdobramentos de sustentabilidade. Buscamos também criar processos de busca do direito da personalidade, da justiça organizacional e da realização de metas com prazer e reconhecimento. O modelo conceitual básico é definido pelo equilíbrio dinâmico e harmônico entre as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais e os princípios do trabalho ergonomicamente corretos e sustentáveis. São os novos ares das Organizações do Terceiro Milênio.

Dra Ana Cristina Limongi-França
Professora do Departamento de Administração da FEAUSP

Fonte: FEA/USP
http://www.fea.usp.br/noticias.php?i=896
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife