Compartilhe

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Filhos de mulheres obesas têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares na idade adulta

Filhos de mulheres obesas têm mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares na idade adulta
"Resultados mostraram que o risco de morte prematura para os filhos adultos de mulheres obesas, em comparação com filhos de mães com peso normal, foi 35% maior."

Um novo estudo publicado no British Medical Journal quantificou os riscos da obesidade materna, verificando que crianças nascidas de mães obesas têm mais chances de morrer prematuramente na fase adulta.

Os autores do estudo lembram que nos EUA cerca de 64% das mulheres na faixa de idade fértil estão acima do peso e 35% são obesas, que deveriam ser avaliadas quanto ao risco cardiovascular. 

Pesquisadores escoceses, que lideraram o estudo, usaram dados de nascimento e óbito no início de 1950 e até os dias atuais. No total, analisaram arquivos de 28.540 mulheres, cujo prontuário trazia o índice de massa corporal (IMC) na leitura da primeira visita pré-natal. 
Os pesquisadores também estudaram a 37.709 filhos dessas mulheres, com idade entre 34 e 61.

Os pesquisadores classificaram as mulheres em quatro grupos:
  1. Baixo peso - IMC de 18,5 ou menor
  2. Peso normal - IMC entre 18,5 e 24,9
  3. Excesso peso - IMC entre 25 e 29,9
  4. Obeso - IMC de 30 ou mais.


Constataram que 21% estavam com sobrepeso e 4% eram obesas, que é uma taxa consideravelmente menor do que os números de hoje nos EUA, citados pelos pesquisadores, de 65% e 35%, respectivamente.

Os resultados mostraram que o risco de morte prematura para os filhos adultos de mulheres obesas, em comparação com filhos de mães com peso normal, foi 35% maior. Além disso, tinham risco 42% maior de serem admitidos no hospital devido a um "evento cardiovascular" na idade adulta.

O estudo mostra que a principal causa de morte de toda essa população foi a doença cardiovascular (24% dos óbitos masculinos e 13% dos óbitos femininos) e câncer (26% dos óbitos masculinos e 42% dos óbitos femininos). Os resultados ajustados para fatores como idade da mãe no momento do parto, gestações anteriores, a classe social dos pais, bem como o sexo da criança, peso e gestação ao nascimento, dizem os pesquisadores.

Outros estudos já associavam a obesidade materna com riscos para a mãe, incluindo um aumento da mortalidade, pré-eclâmpsia e diabetes. Assim como associavam a riscos para os filhos de mães obesas: aumento do risco de se tornarem obesos na vida adulta, hipertensão, asma e problemas comportamentais. A grande novidade do estudo é a associação com o risco vascular na meia-idade dos descentes de mulheres obesas.

O estudo destaca a necessidade urgente de estratégias para prevenir a obesidade em mulheres em idade fértil e a necessidade de avaliar os filhos de mães obesas para o risco cardiovascular.

Fonte: ABESO Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Sindrome Metabolica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife