Compartilhe

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Dieta rica em fibras (e sem flatulência)


Uma dieta rica em fibras oferece muitos benefícios à saúde, mas, infelizmente, ele também vem com um efeito colateral desagradável... o gás intestinal.

Muitas pessoas têm uma imagem branda de alimentos sem sabor quando se pensa em fibra. E, de acordo com a American Dietetic Association, o americano típico come apenas 11 gramas de fibra por dia, mesmo sabendo que a maioria das mulheres adultas deve ria comnsumir mais de 20 gramas e os homens mais de 30 gramas.

Mas a fibra não merece o seu descontentamento - na verdade, quando você come uma dieta equilibrada, rica em grãos integrais, frutas e vegetais, é provável você obter o máximo da fibra que você precisa. Fibra ajuda a controlar o peso e diminui o risco de diabetes e de doenças cardíacas.

Infelizmente, quando você começa a incluir mais alimentos ricos em fibras em sua dieta, você pode começar a notar um efeito colateral indesejável: o excesso de gás. Flatulência e inchaço pode resultar, o que pode ser embaraçoso e desconfortável, para dizer o mínimo.

Muitos carboidratos podem causar gases no estômago, uma vez que pode ser difícil o sistema digestivo processar. Alguns alimentos comuns, ricos em fibras, que podem causar o excesso de gás incluem:

  1. Feijões
  2. Produtos de trigo integral (ex.: cereais, pães e massas)
  3. Produtos de farelo
  4. Farinha de aveia e farelo de aveia
  5. Vegetais (ex.: aspargos, brócolis, couve e couve de Bruxelas)
  6. Frutas (ex.: pera, pessego, ameixa e maçã)


Felizmente, você não tem que eliminar esses alimentos saborosos e saudáveis de sua dieta para obter alívio de excesso de gases.

Uma dieta rica em fibras é uma ótima idéia, mas você pode ter muito de uma coisa boa quando se trata de fibra. Uma maneira de evitar gases intestinais é aumentar lentamente a fibra em sua dieta.

Em vez de adicionar alimentos ricos em fibras todos de uma vez, adicione apenas uma ou duas porções por dia na sua dieta regular semanal - talvez mudar de pão branco para pão de trigo integral, ou adicionar salada no jantar. Deixe seu corpo ajustar-se e, em seguida, adicione mais na semana seguinte, e assim por diante. Dar ao seu corpo a chance de se acostumar com o processamento da fibra irá facilitar a transição e reduzir a quantidade de gás intestinal.

Há algumas outras coisas que você pode fazer para evitar um "protesto gastrointestinal":

  1. Elimine outros alimentos que causam gases. Se você já está acostumado com as fibras, corte outros alimentos que provocam gases. Tente limitar ou evitar doces, chicletes e bebidas carbonatadas.
  2. Beba muita água, pois isso ajudará a prevenir os gases intestinais e o inchaço desconfortável.
  3. Quando comer, beber ou mascar chiclete, se engolir um monte de ar, pode resultar em excesso de gases. Então, coma devagar, evite fumar e cuspir o chiclete para reduzir a quantidade de ar que entra em sua barriga.
  4. Mantenha uma lista do que você come e quando você experimenta o excesso de gás. Talvez alguns alimentos o afetem mais do que outros e, simplesmente, basta cortar esses itens específicos para reduzir os gases intestinais. Mantenha um diário dos alimentos que você come, e anote quando você começa um mau ataque de gás no estômago - procure padrões que indiquem quais os alimentos a evitar.

E o mais importante: não desista de sua dieta saudável.

Fonte: Every Day Healthy

--------------------------------------

Saiba mais: 
As fibras formam as partes estruturais de uma planta e são encontradas em frutas com casca, verduras, feijões e grãos como aveia e arroz integral – não há fibras nas carnes, peixes ou aves. As fibras são, geralmente, classificadas em fibras solúveis ou fibras insolúveis. 
As fibras solúveis retêm água e aumentam de volume, prolongando o tempo que o alimento leva para passar pelo nosso trato digestivo. As fibras insolúveis, em sua maioria, passam pelo trato digestivo inalteradas e, por isso, ajudam a formar o bolo intestinal e promover a sua regularidade. 
As fibras solúveis são encontradas em maiores quantidades na aveia, feijão, cevada e algumas frutas, como maçãs. As fibras insolúveis são abundantes nas verduras, no farelo de trigo, no arroz integral e em outros grãos integrais. 
Algumas fibras podem funcionar também como prebióticos, ou seja, estimular o crescimento das bactérias benéficas (probióticos) presentes no trato intestinal, contribuindo assim para o equilíbrio da flora intestinal. 
O Fiber & Herb e o Fiberbond são produtos à base de fibras de aveia, beterraba e vegetais. Adicionalmente, os Shakes e Sopas também contêm fibras de forma a complementar suas necessidades diárias.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife