Compartilhe

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Dica saudavel: falta de memória pode ser causada pela má qualidade do sono


... 
 Pessoas que dormem melhor tem mais facilidade de lembrar de fatos importantes

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono lembram melhor das informações observadas durante o dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela University of Lubeck, na Alemanha.

A pesquisa sugere que o cérebro consegue fazer uma "peneira" de tudo que foi absorvido durante o dia, retendo o que é mais importante enquanto dormirmos.

O estudo envolveu testes de memória em 191 voluntários em dois experimentos. Durante o primeiro, cada um dos participantes tinha que aprender 40 pares de palavras. E no segundo, as pessoas tinham que participar de uma espécie de jogo da memória.

Em cada um dos grupos, metade dos voluntários era informada que faria testes de memória sobre suas atividades do dia dentro de 10 horas, enquanto a outra metade fazia o teste de surpresa.

Alguns dos participantes puderam dormir no período entre as tarefas e o teste. Os autores do estudo descobriram que as pessoas que tiveram um período de descanso tiveram melhores resultados nos testes de memória do que aqueles que ficaram acordados. As pessoas que sabiam do teste e dormiram tiveram resultados ainda melhores.

Isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento das conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

Durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia.

Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas.

Os pesquisadores dizem que a pesquisa, além de provar que o cérebro consegue diferenciar o que vai ser usado e o que pode ser esquecido, mostra que ficar longos períodos sem dormir para estudar ou memorizar algo não é o melhor meio de absorver informações.

Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.


  1. Desligar a TV e o computador é um método bastante eficaz. A luz desses aparelhos atrasa a produção das substâncias responsáveis pelo aviso de que é hora de dormir.
  2. Exercícios físicos devem ser feitos até quatro horas antes de ir dormir, ou o corpo ainda estará agitado. Na cama só vale o sexo que, aliás, é ótima para relaxar.
  3. Um chá também ajuda, porém, é preciso escolher as ervas certas. Nada de tomar chá preto ou verde, ricos em cafeína, que é estimulante. Infusões de melissa e camomila induzem ao sono e ainda melhoram a sua qualidade.
  4. Coma pouco à noite. Faça uma refeição leve, usando, por exemplo, aspargos, palmito, arroz, batata, aveia e soja. Tomar sopas com esses ingredientes é uma excelente pedida, principalmente nas noites mais frias.
  5. Aquele bife suculento jamais deve ser comido à noite, porque a proteína que compõe esse alimento ativa o sistema nervoso simpático, responsável, entre outras funções, por deixar seu corpo em estado de alerta, favorecendo, assim, maior descarga de adrenalina.
  6. Um ritual interessante é depois do banho morninho, acender uma lâmpada azul e pingar algumas gotas de óleo de lavanda no travesseiro. Essa técnica acalma os pensamentos, relaxa o corpo e induz a um sono melhor.
  7. Um copo de leite morno também ajuda a encontrar o caminho para um sono tranquilo, porque o alimento possui triptofano, que é um precursor de serotonina, outro neurotransmissor que está fortemente associado ao relaxamento profundo.
  8. Não se engane com aquela relaxadinha gostosa que o álcool oferece, porque, após alguns goles, essa substância pode afrouxar estruturas da região da faringe comprometendo a respiração. O resultado é o insuportável ronco, que prejudica as fases do sono, ou o efeito rebote, que é quando a pessoa acorda várias vezes no meio da noite.
  9. Procure dormir, ao menos, sete horas por noite.


--------------------------------------

O sono melhora a memória seletiva
O cérebro codifica grandes quantidades de informação, mas apenas uma pequena fração é armazenado por um longo tempo. Atualmente, há evidências convincentes de que o armazenamento de longo prazo de memórias ocorre preferencialmente durante o sono. No entanto, os fatores mediadores da selectividade das associadas ao sono a consolidação da memória são pouco compreendidos. Aqui, mostra-se que a mera expectativa de que uma memória será usado em um teste de futuro determina se ou não dormir beneficia significativamente consolidação desta memória. Seres humanos aprenderam memórias declarativas (palavra pares associados) antes de períodos de sono ou a vigília de retenção. Sono Postlearning comparado com a vigília produziu uma forte melhoria na recuperação atrasada somente se os indivíduos tinham sido informados sobre o teste de recuperação após o período de aprendizagem. Se eles não tivessem sido informados, a recuperação após o sono retenção não diferiu do que após o intervalo de retenção velório. Retenção durante os intervalos de vigília não foi afetado pela expectativa de recuperação. Expectativa de recuperação também melhorou consolidação associada ao sono da visuo-espacial (tarefa localização objeto bidimensional) e memórias motoras processuais (seqüência tamborilar dos dedos). Os indivíduos que esperam a recuperação apresentado um crescimento robusto da atividade oscilação lenta e contagem de fuso sono durante postlearning sono de ondas lentas (SWS). Consolidação associada ao sono da memória declarativa foi fortemente correlacionada com a desacelerar a atividade oscilação e contagem de fuso, mas somente se os assuntos esperado no teste de recuperação. Em conclusão, nosso trabalho mostra que o sono beneficia preferencialmente consolidação de memórias que são relevantes para o comportamento futuro, presumivelmente através de um reprocessamento dependente da SWS dessas memórias. fonte: The Journal of Neuroscience


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife