Compartilhe

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Acompanhamento pode ajudar


Ainda que os manuais de psiquiatria não considerem a obesidade transtorno alimentar, a maioria dos pacientes precisa de acompanhamento psicológico, segundo especialistas. Nos casos de transtorno da compulsão alimentar ou do comer compulsivo, as alterações podem vir acompanhadas de transtorno psicológico, o que demanda, junto com o emagrecimento, tratamento das causas.

Segundo a psicóloga Fernanda Kalil, especialista em transtorno alimentar e obesidade, o emagrecimento costuma ser muito difícil sem o acompanhamento psicológico. “A obesidade tem vários estágios, de acordo com o histórico de cada paciente. Se esses significados não forem compreendidos em um tratamento psicológico, o paciente corre risco de não conseguir emagrecer ou de retornar ao peso de origem”.

exemplo. A especialista ressalta que é muito comum uma alternância de quadros. “Se o sintoma psicológico não foi trabalhado, pode mudar, mas a causa continua a mesma. Por exemplo: uma pessoa que faz cirurgia bariátrica e não tem como recorrer à comida pode precisar de outro canal para transbordar a energia e começar a beber”, afirma Fernanda.

Além de chamar a atenção para a necessidade de tratar a causa do transtorno, quando houver, ela afirma que a obesidade, mesmo sem um transtorno, pode requerer acompanhamento psicológico, já que restrições sociais podem afetar a psiquê do paciente.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife