Compartilhe

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Conheça os 5 maiores mitos relacionados ao cérebro



O cérebro é uma parte do corpo humano que ainda precisa ser muito estudado. Ele é o principal órgão do sistema nervoso em animais vertebrados. Nosso cérebro é extremamente complexo. Para se ter uma ideia, existem 86 bilhões de neurônios dentro desse órgão. Assim fica fácil de entendermos porque ainda existem tantos mistérios que cercam o cérebro.

Ainda existem muitos mitos que estão relacionados à esse órgão responsável pelas nossas funções vitais, emoções e inteligência. A Fatos Desconhecidos selecionou para vocês 10 mitos que estão relacionados ao cérebro. Confira qual a verdade por trás desses mitos:




MITO Nº 1 = Usamos 10% do nosso cérebro

Claro que nós começaríamos pelos mais populares. Esse mito afirma que nós utilizamos 10% da capacidade do nosso cérebro, ou seja, grande parte dele é inativa. Segundo a crença popular, se toda a capacidade do cérebro fosse utilizado, o indivíduo desfrutaria de habilidades sobre-humanas. Um filme que explorou esse mito recentemente foi “Lucy”, estrelado por Scarlett Johansson. No enredo, após entrar em contato com uma droga sintética, Lucy é capaz de acessar 100% do seu cérebro, adquirindo poderes ao estilo X-Men. A verdade é que esse mito é realmente um mito. Embora ainda não se conheça o funcionamento de todo o cérebro, já se sabe que todas as suas regiões são ativas e que têm funções determinadas. No episódio de 27 de outubro de 2010 de “Os Caçadores de Mitos” da Discovery Channel, os apresentadores utilizaram uma magnetoencefalografia (MEG) e ressonância magnética para formar uma imagem do cérebro de alguém resolvendo uma tarefa mental complicada. Eles constataram que quase 100% do cérebro estava ativo, declarando o mito como resolvido.




MITO Nº 2 = Lado esquerdo “lógico” e lado direito “criativo”

Existe um mito de que o lado esquerdo do nosso querido cérebro é responsável pelo pensamento lógico e comunicação. Já o lado direito, é responsável pela criatividade. Nós usamos ambos hemisférios do cérebro para todas as funções cognitivas. O mito surgiu pois foi observado que os processo relacionados a linguagem apareciam com mais frequência no hemisfério esquerdo e as habilidades criativas e expressões emocionais surgiam predominantemente no lado direito. Ficou então comprovado que existem os hemisférios trabalham em conjunto.




MITO Nº 3 = Crianças precisam aprender uma língua antes de tentar aprender outra

Existe um mito de que crianças que aprendem mais de uma língua simultaneamente (português e inglês, por exemplo) ficam confusas durante o processo de aprendizagem e se desenvolvem mais lentamente. A ideia surgiu da especulação de que o cérebro “compete por recursos” durante os processos de aprendizagem. Esse mito foi derrubado e inclusive foi detectado que crianças que aprendem mais de uma língua ao mesmo tempo, tem facilidade em adquirir conhecimento sobre a estrutura das língua estrangeiras.




MITO Nº 4 = Cérebro dos homens e das mulheres se diferem na aprendizagem

Apesar de existir diferença entre o cérebro masculino e feminino, não existe nenhum estudo que comprove que os neurônios ajam de forma diferente em homens e mulheres quando se trata da aprendizagem.




MITO Nº 5 = Existe só um meio de se desenvolver o cérebro

Cada vez mais, os professores querem saber sobre como os seus alunos aprendem e memorizam as informações ensinadas. Isso quebra o mito de que um método específico é o ideal para a aprendizagem. A aprendizagem, memória e linguagem são desenvolvidas por diversos métodos explorados pelos educadores.

Fonte: Scientific American

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife