Compartilhe

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dieta rica em proteína é colocada em xeque


Muita gente defende a ideia de que os norte-americanos engordaram tanto porque vêm consumindo muito amido e açúcar e pouca carne, gordura e ovos. Recentemente, o Comitê Executivo de Diretrizes Dietéticas suspendeu as recomendações de restrição de consumo do colesterol, alegando que sua ingestão não causa efeitos significativos nos níveis do componente no sangue. E gerou a inevitável questão: “De volta ao ovo com bacon?”. Infelizmente, nem o bacon, nem a gema são alimentos saudáveis.

Embora as pessoas ouçam há décadas que devem comer menos carne e gordura, os norte-americanos, na verdade, consumiram 67% mais gordura, 39% mais açúcar e 41% mais carne em 2000 do que em 1950 e 24,5% mais calorias que em 1970, de acordo com o Departamento de Agricultura. Resultado: população mais gorda e menos saudável.

O debate não se resume apenas à dieta pobre em gorduras em relação à de baixa caloria. As pesquisas mostram que a proteína animal pode aumentar significativamente o risco de mortalidade prematura de todas as causas, entre elas doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2. O alto consumo de gordura saturada e trans pode dobrar os riscos do surgimento do mal de Alzheimer.

Um estudo publicado em março passado descobriu um aumento de 75% em mortes prematuras de todas as causas e de 400% nas mortes por câncer e diabetes tipo 2 entre os consumidores frequentes de proteína animal com menos de 65 anos.

A dieta pobre em carboidratos e rica em proteína animal causa doenças cardíacas não só por causa de seus efeitos nos níveis de colesterol; o bloqueio das artérias pode ser causado por sua elevação nos ácidos graxos livres e níveis de insulina e pela queda na produção de células progenitoras endoteliais (que ajudam a manter os vasos limpos).

A gema do ovo e a carne vermelha parecem aumentar drasticamente o risco de doenças cardíacas e câncer por causa da produção de N-óxido de trimetilamina, ou TMAO, metabólito ligado ao entupimento arterial. (a clara não contém nem colesterol, nem TMAO.)

A proteína animal aumenta o nível de IGF-1, um hormônio do crescimento semelhante à insulina, e a inflamação crônica, fator subjacente em muitas doenças crônicas. Além disso, a carne vermelha tem alto teor de Neu5Gc, açúcar formador de tumores que está ligado a inflamações crônicas e à elevação do risco de câncer. Com as calorias de gordura controladas cuidadosamente, os pacientes perderam 67% mais gordura corporal do que com o controle dos carboidratos.

A dieta ideal para a prevenção de doenças é baseada em alimentos integrais e vegetais, e é naturalmente pobre em proteína animal, gorduras nocivas e carboidratos refinados.
Isso significa pouca ou nenhuma carne vermelha; praticamente só legumes e verduras, grãos integrais e derivados de soja em forma natural; pouquíssimos carboidratos simples e refinados como açúcar e farinha branca e “gorduras boas” presentes no óleo de peixe ou linhaça, sementes e nozes.

*Dean Ornish é professor de Medicina na Universidade da Califórnia e fundador do Instituto de Pesquisa em Medicina Preventiva

Próstata
Câncer. Testes aleatórios também mostraram que a dieta saudável e pobre em gordura pode retardar, interromper e até reverter a progressão do câncer de próstata em estágio inicial.

Menos doenças
Dor no peito. Testes aleatórios controlados mostraram que a dieta pobre em gorduras aliada às mudanças no estilo de vida podem reverter até a progressão de doenças coronárias graves. Casos de dor no peito diminuíram até 91% após algumas semanas.

Coração. Após cinco anos, os eventos cardíacos ocorreram com uma frequência 2,5 vezes menor. O fluxo sanguíneo para o coração melhorou mais de 300%.

Envelhecimento. Melhorar a alimentação pode também alterar os genes, anulando os que promovem o surgimento de doenças – e até prolongar os telômeros, extremidades dos cromossomos que controlam o envelhecimento.

Disciplina. Para reverter doenças, a dieta à base de alimentos integrais, legumes, verduras e frutas é indispensável. Quanto mais fielmente as pessoas aderiram às recomendações mais melhorias foram registradas em todas as idades.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VOCE GOSTOU DESTE CONTEUDO?

Curta mais dicas na pagina oficial da Consultora Herbalife

FOCO EM VIDA SAUDAVEL
Consultora Independente Herbalife
Espaço Vida Saudável

Centro Empresarial Araguaia (CEA)
Alameda Araguaia, 2044, Alphaville
Torre 1, 1º andar, Sala 107
Cep 06455-906 Barueri SP

whatsapp (011) 97153-0245

Curta nas Redes Sociais:

Grupo Bem Estar Herbalife